Pastorais e Movimentos

Pastoral da Liturgia

Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.

A pastoral litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia. Constrói o planejamento anual das missas e adorações na paróquia os dividindo sob a responsabilidade das pastorais. Participa dos eventos da comunidade, tais como: Festa Junina, festa dos padroeiros e outras solenidades.

São membros da Liturgia o Sacerdote, Animadores (Comentaristas), acólitos, leitores, salmistas, músicos e instrumentistas, ministros da acolhida, ministros extraordinários da Eucaristia, etc. A Igreja nos ensina que a liturgia é “oração comunitária da comunidade cristã”.
A Constituição sobre a Liturgia, do Concílio Vaticano II, nos ensina que “é Cristo mesmo que fala quando se leem as Sagradas Escrituras na Igreja” (SC 7). “Na liturgia, Deus fala a seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho” (SC 33). É o que nos ensina a Igreja. Pela Liturgia podemos compreender o que é ser humilde. “É necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). É necessário que a Palavra apareça, e quem a proclama diminua.

- Reunião todas as segundas-feiras, às 20h.