Pastorais e Movimentos

Catequese

Cabe aos integrantes da Catequese conduzir o processo de iniciação na fé católica mostrando, tanto a crianças quanto a adultos, os ensinamentos de Jesus e as normas da Igreja.

Atua na formação de catequistas para que não apenas tenham o conhecimento necessário do conteúdo catequético, mas que também desenvolvam o dom de repassar esse conhecimento especialmente para as crianças.

No trabalho com os catequizandos é preciso sintonia com a realidade de cada um para facilitar a compreensão da mensagem.

Tem a finalidade de preparar crianças, jovens e adultos para receberem, pela primeira vez, a Sagrada Eucaristia, fazendo-os compreender como é importante para o cristão a comunhão com Jesus e com os irmãos na fé.
CATEQUESE PARA CRISMA: Prepara jovens e adultos cristãos para o sacramento do crisma, através do qual recebem a força do Espírito Santo para serem testemunhas de fé e vida. Pretende também engajar o crismado na comunidade, para que seja membro atuante e responsável pela própria vida cristã, como membro da Igreja.

Turmas e Etapas:

- Infância Missionária (05 a 08 anos), Eucaristia I (09 anos) e Eucaristia II (10 anos): turmas na terça-feira às 15h e aos sábados às 10h.

- Adolescência Missionária (11 a 13 anos): Turmas aos sábados às 8h e 10h.

- Crisma para jovens (14 anos): Turmas na segunda-feira às 20h e aos sábados às 8h e 10h.

- Crisma para adultos: Turmas na segunda-feira às 20h, aos sábados às 10h e aos domingos às 19h.

Outras informações:

- Para pedidos de declaração de Primeira Comunhão ou Crisma, as mesmas devem ser solicitadas com antecedência mínima de dois dias, presencialmente ou pelo número (61) 3234-3414. (Este tempo é necessário para que possamos localizar os dados nos livros de registros paroquiais). A retirada do documento deve ser feita exclusivamente pela pessoa (se adulta maior de 18 anos) ou pelos pais ou responsáveis.

- Caso não seja batizado, para as turmas de Eucaristia e Crisma, terá uma preparação para fazê-lo no decorrer do ano / Caso não tenha feito a 1ª Comunhão, para a turma de Crisma, fará os dois Sacramentos ao mesmo tempo.

Horário de funcionamento da coordenação da catequese:

- De terça a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h. Aos sábados das 8h às 11h30min.

Contatos:

- 3234-3414

Coordenadora geral da Catequese:

Ir. Noely Chiarentin.