Palavra do Pároco Solenidade da Epifania do Senhor

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

A paz em Cristo!

Estamos nos aproximando da Solenidade da Epifania do Senhor, palavra de origem grega " ephiphaneia", que significa literalmente, manifestação ou aparição de Jesus Cristo, o Messias, Filho de Deus ao mundo.

A celebração Litúrgica da Solenidade da Epifania é lembrada como data celebrativa em 6 de janeiro, com a festa de Reis. Quando a data do dia 6 de janeiro cai em dia de semana, no Brasil com aprovação da Santa Sé, celebra-se no domingo mais próximo a data, para a participação de um maior numero de fiéis. A Solenidade ocorre após a festa da Sagrada Família, que sempre é no Domingo seguinte ao Natal.

No Evangelho Mt 2, 1-12 temos a narrativa da cena do Rei Herodes que recebe a visita dos Magos e estes estão ali para interpretar o grande sinal que se manifestou em Belém, na Judéia. O Rei Herodes interessado em saber mais sobre o menino tão falado entre seu povo, envia os magos para trazerem alguma novidade. Ao chegarem no local e verem o Menino com sua Mãe na manjedoura, ajoelharam-se em adoração e ofereceram como presente ao menino ouro, incenso e mirra. O ouro representa o reinado, o incenso a sua divindade e a mirra o seu sofrimento.

Ao reverenciarem e adorarem o Menino, podemos dizer que os corações daqueles três homens pagãos , se converteram e saíram por outro caminho, o de Deus e não o dos homens, representando pela arrogância, ambição e domínio de poder do coração de Herodes.

O menino Jesus os enviou ao mundo como primícias da sua futura Igreja, que diferente deste envio aos magos, que se sentiram transformados pelo olhar do Menino Deus, que sem dizer uma Palavra, os enviou ao mundo para proclamar a salvação Universal.

Mais tarde, Jesus com gestos e palavras, vai enviar sua comunidade de apóstolos para testemunharam tudo que Ele ensinou através das suas palavras e de suas obras e assim, somos nós hoje os chamados e enviados a sermos continuadores desta mesma missão, unindo todos estes gestos, palavras e acontecimentos, unidos ao Seu Espírito e em comunhao com Sua Igreja, para continuarmos a revelar ao mundo tudo o que Ele na sua primeira vinda ensinou, em vista do merecimento que Ele nos dará no Reino definitivo, na segunda vinda.🙏🙏🙏

Pe. Renato Scneider

Pároco