São Tiago Maior

25 de julho | São Tiago Maior, primeiro apóstolo mártir
Nas Sagradas Escrituras diz-se que São Tiago é filho de Salomé e de Zebedeu e nasceu na Galileia.
Depois que ele aceitou o chamado de Jesus para seguí-lO, onde não pensou duas vezes em dizer sim, deixando a pesca, seu pai para O seguir, sua vida mudou completamente, passou a ser pescador de homens para caminharem nos caminhos do Senhor.
É chamado Tiago Maior pra diferenciar do outro apóstolo também chamado Tiago, filho de Alfeu, que é mais novo, então conhecido como Tiago Menor.
São Tiago foi um grande amigo de Jesus e por estar sempre ao seu lado, conseguiu presenciar inúmeros milagres realizados por nosso Senhor. A transfiguração, a agonia de Jesus no Horto, a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, são exemplos de testemunhos que São Tiago relata!
No ano de 42, São Tiago foi preso e depois morto em Jerusalém, bem na ocasião da festa da Páscoa. Antes disso ele, logo depois da Ressurreição do Senhor, foi evangelizar na Espanha. Ele foi o primeiro Apóstolo a morrer por amor e fé em nosso Senhor Jesus Cristo!!!
O lugar onde foi enterrado ficou conhecido como Campus stellae (“campo da estrela”), pois, o bispo da cidade espanhola de Iria, nas proximidades do monte Liberon, viu uma estrela brilhante iluminando um campo, e ali foi descoberto um sepulcro, com a escrita: “Aqui jaz Jacobus, filho de Zebedeu e de Salomé”. Este nome que deu origem à cidade de Santiago de Compostela. Em 1075, teve início a construção da Basílica dedicada São Tiago. Desde a Idade Média, o Santuário é local de peregrinações.
São Tiago Maior, rogai por nós!