Artigos

Palavra do Pároco Batismo do Senhor

Palavra do Pároco Batismo do Senhor

Festa do Batismo do Senhor

 

Ao iniciar a sua vida pública, Jesus recebe pelas mãos do último dos profetas da Antiga Aliança, as promessas de tudo que Deus prometeu ao seu povo e para humanidade. João Batista é a voz que clama no deserto. Endireitai suas veredas , aplainai os caminhos do Senhor. Pregava um batismo de conversão e batizava com água, símbolo da purificação.


Jesus não precisava do batismo, pois N'ele não havia pecado. O batismo era um ritual de purificação ao entrar na água, para ficar livre das impurezas do corpo, segundo o costume do povo hebreu e Jesus foi fiel em cumprir todos os mandamentos da Lei e os ritos Sagrados, porém, Ele os purificou, santificou e nos deu o novo mandamento da Lei, ao revelar o amor como princípio e fonte de onde se cumprem toda Lei e os Profetas. Sendo assim, Aquele que não tem pecado entrou nas águas para purifica-las em vista do nosso batismo que nos lavou e purificou, e que nos salvou com Seu Santo Espírito.


"Logo ao sair da água, viu os céus se rasgarem e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele.” E dos céus veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti, eu me agrado” (Mc 1, 10 – 11).
As palavras de João Batista, "Eis aí o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo", revelam a missão do precursor, Ele veio como testemunha da luz, veio para anunciar a conversão do coração, veio anunciar a Boa Nova da chegada do Reino de Deus na pessoa de Jesus Cristo, Salvador.


No batismo em Cristo, recebemos a vida nova N'ele, somos sepultados do pecado e da morte e recebemos a adoção Divina de filhos amados do Pai. Em Cristo nos tornamos seus irmãos, herdeiros e participantes das promessas que Jesus cumpriu para fazer a vontade do Pai. E a vontade do Pai, é que todos sejam salvos. "É vontade do nosso Pai que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2, 3-4). Ele usa de paciência, não querendo que ninguém se perca(2 Pd 3, 9). O seu mandamento, que resume todos os outros e nos diz toda a sua vontade, é que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou.

Pe. Renato Schneider

Pároco 

 

 

santa teresinha