Palavra do Pároco

Novena de PENTECOSTES - 8° Dia

Novena de PENTECOSTES - 8° Dia

NOVENA DE PENTECOSTES

 
ABERTURA PARA TODOS OS DIAS 
 
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis... 
 
Oração inicial (Para todos os dias)
 
Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna! 
Amém, Aleluia!
 
OITAVO DIA DA NOVENA
 
RENUNCIAI à VIDA PASSADA, DESPOJAI-VOS DO HOMEM VELHO (Ef 4,22)
 
DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, estamos aqui reunidos, mais uma vez, em nome do Pai (†) e do Filho e do Espírito Santo.
 
TODOS: Amém.
 
DIRIGENTE: Já vai se aproximando o grande dia da festa de Pentecostes. Nosso fervor deve crescer a cada dia, nossa expectativa no agir de Deus deve aumentar cada vez mais! Hoje somos chamados ao arrependimento dos nossos pecados. A pergunta de três mil Pedro respondeu: “Convertei-vos”! (At 2,39).
 
TODOS: Cremos, Senhor, que a celebração de Pentecostes será a oportunidade de uma renovação espiritual de cada um de nós da nossa Comunidade. Não vamos deixar a bênção passar; aquilo que o Senhor preparou para nós, desejamos receber. Que nossos corações estejam bem abertos para acolher todo dom e toda graça de Deus.
 
CANTO: 
 
LEITOR 1: O Espírito Santo é Aquele que nos purifica no mais íntimo do ser, que derrete em nós o coração de pedra, que destrói “o corpo do pecado” (Rm6,6) e refaz em nós a imagem de Deus. Santo. Uma antiga prática no texto do Pai-Nosso, em lugar de “venha a nós o teu reino”, trazia “venha sobre nós o teu Santo Espírito e nos purifique”. 
 
TODOS: “De agora em diante, já não há condenação alguma para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito, da vida em Jesus Cristo, te libertou da lei do pecado e da morte” (Rm 8, 1-2).
 
LEITOR 2: O Espírito Santo perdoa, então, os pecados. Melhor, Ele é a própria remissão dos pecados! Diz uma antiga oração litúrgica: “Nos te suplicamos Senhor que o Espírito Santo cure as nossas almas com os divinos sacramentos, porque Ele mesmo é a remissão de todos os pecados”. 
 
TODOS: Ó Espírito Santo, perdoai minha ignorância e a falta de confiança com que Vos tenho tratado até agora. Neste momento, Vos abro toda a minha alma, ó Divino Consolador, e Vos prometo que em todas as dores desta vida, recorrerei prontamente ao Vosso socorro, e não procurarei outro consolador senão Vós, ó dos Pobres, Repouso no cansaço e Alívio no pranto.
 
CANTO:
 
DIRIGENTE: "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade." Despir-se do velho homem e revestir-se do novo são ações que nós temos que fazer, e o Espírito Santo está o tempo todo trabalhando para nos ajudar. Quando encontramos o Senhor, precisamos deixá-lo ser Senhor de toda a nossa vida, pois pertencemos a Ele.
 
LEITOR 1: Quais eram suas atitudes antes de conhecer Jesus? Que lugares você frequentava? Que pensamentos ocupavam sua mente? Quais palavras saíam de sua boca? O que você assistia na televisão? Tudo isso tem que mudar, porque o Evangelho proposto por Jesus traz mudança de vida.
 
CANTO
 
TODOS: “O Paráclito que, em línguas de fogo, desceu sobre os Apóstolos e os discípulos, desce também sobre nós como fogo: para queimar e destruir a culpa, para purificar a natureza, para consolidar e aperfeiçoar a graça, para expulsar a preguiça de nossa tibieza, e ascender em nós o fervor do seu amor. ”
 
O ESPÍRITO SANTO NOS LEVA A FAZER A EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS. POR ISSO, NÓS VOS SUPLICAMOS: VEM FORÇA DO ALTO REFRIGERIO DA MINHA ALMA VEM!
 
ORAÇÃO FINAL
 
Oremos pelos IDISOS, JOVENS E CRIANÇAS, pelas dificuldades de mantê-los em casa neste momento em que vivemos e os riscos da contaminação com os outros e também com os profissionais. 
 
TODOS: Ó Espírito Santo! Dá-me um coração grande e aberto à Tua silenciosa e forte palavra inspiradora; um coração fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado em sentir com a Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo, e cumprir humilde, fiel e bravamente a vontade do Pai. Amém.

santa teresinha