Palavra do Pároco

Novena de PENTECOSTES - 7° Dia

Novena de PENTECOSTES - 7° Dia


??NOVENA DE PENTECOSTES??

ABERTURA PARA TODOS OS DIAS

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis...

Oração inicial (Para todos os dias)

Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna!
Amém, Aleluia!

SÉTIMO DIA DA NOVENA

MARIA – “FELIZ AQUELA QUE ACREDITOU” Lc1, 45/CIC 148

DIRIGENTE: Bem-vindos, irmãos e irmãs, à nossa novena de preparação para a grande festa de Pentecostes. Estamos aqui reunidos em nome do Pai (†) e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS: Amém.

DIRIGENTE: Hoje desejamos contar com a especial intercessão de Nossa Senhora de Pentecostes, para que todos sejamos cheios do Espírito Santo. Por isso, ouçamos o que o Papa Francisco fala da Intercessão de Nossa Senhora neste tempo de Pandemia: “Queridos irmãos e irmãs, contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação. Eu rezarei por vocês, especialmente pelos mais sofredores, e vocês, por favor, rezem por mim. Eu lhes agradeço e os abençoo de coração.” Papa Francisco.

TODOS: Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do Coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos. Vinde Espírito Santo!

CANTO: canto de invocação ao Espírito Santo ou algum canto mariano.

LEITOR 1: A Virgem Maria realiza, do modo mais perfeito, a «obediência da fé». Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazidos pelo anjo Gabriel, acreditando que «a Deus nada é impossível» (Lc 1, 37) (9) e dando o seu assentimento: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). Isabel saudou-a: «Feliz aquela que acreditou no cumprimento de quanto lhe foi dito da parte do Senhor» (Lc 1, 45). É em virtude desta fé que todas as gerações a hão-de proclamar bem-aventurada (10). CIC 148

TODOS: Ó puríssima Virgem Maria, que em tua Imaculada conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Rogai por nós!

LEITOR 2: O padre Raniero Cantalamessa, pregador do papa, nos ensina: “O que nos diz Maria com a sua presença no Cenáculo no momento de Pentecostes e, depois de Pentecostes, com sua presença orante na comunidade cristã? Creio que podemos recolher em três pontos o ensinamento que, nessa ocasião, nos vem de Maria: primeiro, que antes de empreender qualquer coisa e atirar-se pelas estradas do mundo, a Igreja precisa receber o Espírito Santo; em segundo lugar, que para a vinda do Espírito Santo nós nos preparamos sobretudo com a oração; em terceiro lugar, que essa oração deve ser concorde e perseverante”.

TODOS: Pai Santo, unidos com Maria, desejamos ser homens e mulheres de oração. Que o Teu Espírito Santo gere em nós um coração em total dependência de Ti. Que nossas ações e projetos sejam antecedidos pela escuta da Tua voz.

LEITOR 1: Nossa Senhora nos ensina, naquele silencioso e escondido pentecostes que foi a Anunciação, a depender inteiramente da ação poderosa do Espírito Santo. Ao perguntar ao Anjo como se faria tudo o que Deus estava prometendo, a resposta ouvida por Maria foi o suficiente para acalmar seu coração e encorajá-la a dizer o seu ‘sim’ incondicional: “Virá sobre ti o Espírito Santo...”. Ouçamos juntos, mais uma vez, o maravilhoso relato da Encarnação do Filho de Deus no ventre de Maria.

LEITOR 2: Lc 1, 39-45

DIRIGENTE: Vamos agora nos unir a Maria Santíssima, mais uma vez, em oração. O Papa Francisco instituiu a festa de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, na segunda-feira após o dia de Pentecostes. Ele desejou, assim, recordar que a Mãe do Senhor também nos acompanha com cuidado amoroso em nossa peregrinação nessa terra.

TODOS: Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

CANTO:

LEITOR 2: Irmãos e irmãs, hoje contemplamos Maria Santíssima, cheia do Espírito Santo, em Nazaré e no Cenáculo. Todo o tempo, Nossa Senhora foi dócil ao suave mover do Espírito. Que o Senhor nos conceda um coração orante, para aprendermos com Ela a docilidade à direção de Deus para nossa vida. Que nosso compromisso com a oração seja o sinal de que compreendemos nossa absoluta dependência do Senhor.

TODOS: Mãe Santíssima, Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nós!

OREMOS POR TODAS AS MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS nesta Pandemia e por todas as MULHERES – CRIANÇAS.

ORAÇÃO FINAL

Oração a Maria

Ó Maria, Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho como um sinal de salvação e de esperança. Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos, que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus, mantendo firme a vossa fé. Vós, Salvação do Povo Romano, sabeis do que precisamos e temos a certeza de que no-lo providenciareis para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois desta provação. Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos com a vontade do Pai e a fazer aquilo que nos disser Jesus, que assumiu sobre Si as nossas enfermidades e carregou as nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da ressurreição. À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém. 

santa teresinha