Novena de PENTECOSTES - 6° Dia

NOVENA DE PENTECOSTES

ABERTURA PARA TODOS OS DIAS

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis...

Oração inicial (Para todos os dias)

Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna!

Amém, Aleluia!

SEXTO DIA DA NOVENA

O ESPÍRITO SANTO NOS LEVA A AMAR A PALAVRA DE DEUS

DIRIGENTE: Deus é Trino, o que se entende por três pessoas, um só Deus. Uma relação de intimidade, de plena união e colaboração. As três pessoas da Santíssima Trindade são o Pai, o Filho e o Espírito. Santo Agostinho exemplifica dizendo que, na trindade, temos “O Amante, que é Deus Pai; O amado, que é Cristo; e O amor, que é o Espírito Santo”.

TODOS: Vem, vem, Espírito Santo! Vem, sopro de Vida, Fogo Divino faz com que ao viver segundo o Espírito produzamos frutos de amor.

LEITOR 1: A Sagrada Escritura, sempre que descreve a presença do Espírito Santo, liga-o a uma ação de Deus no mundo. O Espírito é a própria vontade do Pai. O “faça-se” de Deus na criação, o sopro em Adão e Eva para lhes dar a vida, a revelação a Noé sobre o dilúvio, a força e sabedoria dadas a Moisés no Egito. Estes e muitos outros fatos Bíblicos são momentos da ação do Espírito Santo na humanidade, sendo o mais sublime deles a vinda de Jesus ao mundo.

TODOS: Vem, vem, Espírito Santo! Vem, sopro de Vida, Fogo Divino faz com que ao viver segundo o Espírito produzamos frutos de Alegria.

LEITOR 2: A experiência vivida em Jerusalém foi caracterizando as primeiras comunidades cristãs. Em todas elas se respirava a alegria profunda que era difundida entre os discípulos, cheios de alegria e do Espírito Santo (cf. At 13,52) e que enchia a cidade e os pagãos evangelizados, que passaram a ter alegria pela s Escrituras.

TODOS: Vem, vem, Espírito Santo! Vem, sopro de Vida, Fogo Divino faz com que ao viver segundo o Espírito produzamos frutos de Paz.

LEITOR 1: “Se alguém Me ama – declarou Jesus Cristo na demorada e intima conversa que teve com os discípulos na Última Ceia, já a caminho da Paixão – guardará a minha palavra, e o Meu Pai o amará e viremos a ele e faremos nele a nossa morada”. Se acolher esse dom, se abrir a sua liberdade a essa graça divina, o homem diviniza-se. Sob a ação do Paráclito, todos os seus atos – grandes ou pequenos – se convertem em manifestações de amor, de amor a Deus e de amor aos outros.

TODOS: Vem, vem, Espírito Santo! Vem, sopro de Vida, Fogo Divino faz com que ao viver segundo o Espírito produzamos frutos de Paciência.

LEITOR 2: Como são muitas as necessidades do povo de Deus que precisa de atenção e ação, há necessidade da realização de muitas e variadas obras, onde Deus quer agir nos que se a assumir ministérios e serviços, como através dos mesmos, Ele quer que todos estes serviços sejam realizados pela fé, cheios de força, sabedoria, alegria, entusiasmo, perseverança. Sendo mesmos sinais da palavra e de sua ressurreição.

DIRIGENTE: Entre as pessoas positivas ao coronavírus há também muitos padres. Alguns estão em isolamento, outros em cuidados intensivos. Pelo menos trinta morreram, nestes dias, por causa de complicações relacionadas à pandemia. Especialmente neste momento dramático, os sacerdotes continuam a sua missão ao lado do povo. A eles, no dia 15 de março passado, durante o Ângelus, foi a gratidão do Papa Francisco. Naquela ocasião, o Papa agradeceu "a todos os sacerdotes, a criatividade dos sacerdotes". "Sacerdotes que pensam mil maneiras para estar perto do povo, para que o povo não se sinta abandonado". No dia 13 de março, durante a Missa na casa de Santa Marta, o Papa rezou para que "o Espírito Santo dê aos pastores a capacidade e o discernimento pastoral". "Que o povo de Deus - disse Papa Francisco - se sinta acompanhado pelos pastores e pelo conforto da Palavra de Deus". Oremos por aqueles BISPOS, SACERTODES e RELIGIOSAS, que escreveram os acontecimentos decisivos da nossa história. Pelo menos 30 padres morreram na Itália devido à pandemia de Covid-19. Párocos, formadores, homens dedicados ao seu ministério, das suas vidas emerge a parte da Igreja que Francisco ama, aquela que tem o cheiro das suas ovelhas e partilha as suas condições e o seu destino.

ORAÇÃO FINAL

Senhor Jesus Cristo, que para testemunhar-nos o Vosso amor infinito, instituístes o sacerdócio católico, a fim de permanecerdes entre nós, pelo ministério dos padres, enviai-nos santos sacerdotes! Nós Vos pedimos por aqueles que estão conosco à frente de nossa comunidade, especialmente o vigário de nossa paróquia. Pedimos pelos missionários que andam pelo mundo, enfrentando o cansaço, perigos e dificuldades para anunciar a Palavra da Salvação. Pedimos pelos que se dedicam ao serviço da caridade, cuidando das crianças, dos doentes e dos velhos, de todos os que sofrem e estão desamparados. Pedimos por todos aqueles que estão a serviço do Vosso Reino de Justiça, de Amor e de Paz, seja ensinando, seja abençoando, seja administrando os sacramentos da salvação. Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, aqueles que sofrem injustiças e perseguições por Vosso nome, aqueles que se sentem angustiados diante dos problemas. Fazei que eles todos sintam a presença de Vosso amor e a força de Vossa Providência. Amém!!!