Novena de PENTECOSTES - 5° Dia

NOVENA DE PENTECOSTES

ABERTURA PARA TODOS OS DIAS

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis...

Oração inicial (Para todos os dias)

Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna!

Amém, Aleluia!

QUINTO DIA DA NOVENA

RESGATAR O ESPIRITO SANTO EM NÓS, PARA QUE O MUNDO SEJA BATIZADO (DOC Ap 311)

DIRIGENTE: Bem-vindos, irmãos e irmãs, para mais um dia da nossa novena de preparação para Pentecostes. Hoje, desejamos acolher o convite que encontramos na Palavra de Deus: “Enchei-vos do Espírito Santo! ” (Ef 5, 18). Com toda a Igreja, cantemos: Vinde, Espírito Santo!

CANTO:

LEITOR 1: Na manhã de Pentecostes, Festa das Colheitas para os Judeus, saída à vida pública para a Igreja nascente, vento, línguas de fogo, pregação corajosa do nome de Jesus, partilha dos bens, vida em comunidade, conversões! São os resultados da efusão do Espírito Santo derramado sobre os fiéis.

TODOS: Ó Divino espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque sois em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa!

LEITOR 2: O Espírito Santo é derramado sobre a Igreja, conduzindo-a a viver de forma divina as realidades humanas. Seus dons são Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Com eles podemos receber as graças que descem do Céu! Ouvimos o Senhor e sua Igreja que nos dizem: "Recebam o Espírito Santo"!

TODOS: ´´O Espírito Santo, venha a nós também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, dignai a visitar com a Vossa Divina Luz a nossa mente, e com Vossa Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundâncias de Vossas Divinas Misericórdias. ”

LEITOR 1: O Espírito Santo deve ser acolhido. Ele é o dom sempiterno de Deus, derramado sobre a Igreja e sobre todos os fiéis. O Espírito Santo age no mundo, suscitando o bem e a busca da verdade. Sua ação conduz as consciências, para suscitar a convergência de todos os rios da existência humana para o amor de Deus e sua presença.

DIRIGENTE: Assim, o próprio Espírito Santo suscita nestes dias, a oração sincera em nossos corações e em nossos lábios. Sabemos que a situação da Pandemia ainda pode perdurar por algum tempo. Mas não podemos deixar que ela mate a nossa fé. Supliquemos ao Espírito Santo para que a Sabedoria e o discernimento, possa tocar o coração dos nossos os nossos GOVERNANTES, para que enfrentem está situação com Justiça e Responsabilidade para bem da Nação, oremos:

ORAÇÃO FINAL

TODOS: Vem, Espírito Santo, luz do alto, força de Deus para nosso mundo! Vem consolar os corações atribulados, vem trazer alegria às pessoas abandonadas e solitárias. Tua presença inunde todos os recantos da terra e venha ao encontro de todos que anseiam pela verdade e não se satisfazem com respostas superficiais. Vem Espírito Santo, curar as consciências enfermas, restaurar os corações que se afastaram do reto caminho. Faze com que a vingança de amor aconteça, trazendo para o bem todas as pessoas que tramam a maldade, onde quer que esteja uma pessoa humana. Que todos os homens e mulheres encontrem os sinais do Reino de Deus e que isto aconteça em todos os quadrantes do mundo que Jesus veio salvar! Vem, Espírito Santo, inunda a Igreja com teus dons e concede-nos o melhor de todos, que é o amor de caridade!