Palavra do Pároco

Novena de PENTECOSTES - 4° Dia

Novena de PENTECOSTES - 4° Dia

NOVENA DE PENTECOSTES 

 
ABERTURA PARA TODOS OS DIAS 
 
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis...
 
Oração inicial (Para todos os dias)
 
Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna! 
 
Amém, Aleluia!
 
QUARTO DIA DA NOVENA
 
A NINGUÉM FIQUEIS DEVENDO COISA ALGUMA, A NÃO SER O AMOR RECÍPROCO. (Rm 13,8)
 
CANTO:
 
DIRIGENTE: Quando o Espírito Santo é derramando em nossos corações pelo Pai, Ele não somente nos faz experimentar a sensação de que somos amados por Deus, mas de verdade, derrama em nós o amor de Deus. Esse amor é um poder vivo em nosso interior, no lugar onde se dão nossas decisões.
 
TODOS: Ó Espírito Santo! Ó Amor! Dizei-me qual é o caminho que conduz a uma morada tão deliciosa, qual é a vereda da vida que me conduz a estas pradarias, fecundadas pelo orvalho divino, onde se dessedentam os corações abrasados pela sede.
 
LEITOR 1: O primeiro amor que uma pessoa recebe é de Deus, "Deus não nos ama porque em nós existe um motivo que suscita amor. Deus ama-nos porque Ele próprio é amor, e por sua natureza o amor tende a difundir-se, a doar-se". Deus ama, como diz São Paulo, "Enquanto ainda éramos pecadores". "Não existe maldição alguma na nossa vida, só uma benévola palavra de Deus.
 
TODOS: Ó amor, só Vós conheceis este caminho que leva à vida e à verdade. Em Vós realiza-se o casamento pleno de delícias que une entre Si as divinas Pessoas da Trindade Santa.
 
LEITOR 2: A verdade de tudo é a relação de amor que une o Pai com o Filho mediante o Espírito Santo, na qual somos acolhidos pela graça. N’Ele, em Jesus Cristo, fomos queridos, amados e desejados. Há alguém que imprimiu em nós uma beleza primordial que pecado algum, que escolha errada alguma, nunca poderá cancelar totalmente. Nós, diante do olhar de Deus, somos sempre pequenas fontes feitas para jorrar água boa", reflete o Papa Francisco.
 
TODOS: Vem, espírito Santo, e dá-me um coração novo, que reavive em todos nós os dons de Ti recebidos com a alegria de sermos cristãos; um coração novo, sempre jovem e alegre. 
 
LEITOR 1: O remédio para curar o coração de uma pessoa infeliz é o amor. "E como se faz para sentir à pessoa que é amada? Antes de tudo, é preciso abraçá-la. Fazer com que se sinta desejada, que é importante, e deixará de ser triste. Amor chama amor, de modo mais forte do que o ódio chama a morte. Jesus não morreu e ressuscitou para si mesmo, mas para nós, para que os nossos pecados sejam perdoados. Portanto, é tempo de ressurreição para todos: tempo de erguer os pobres do desânimo, sobretudo os que jazem no sepulcro por um período muito mais longo do que três dias.
 
TODOS: Senhor Jesus, que a força de teu Espírito Santo nos penetre totalmente, para que não ajamos segundo nosso querer, mas sua ação constante e poderosa.
 
DIRIGENTE: Prestemos nossa solidariedade novamente a todos que sofrem e estão sozinhos em meio à pandemia do novo coronavírus. Neste momento, a vida é medida pelo amor. "Hoje, no drama da pandemia, diante de tantas certezas que desmoronam, diante de tantas expectativas traídas, no sentido de abandono que prende nossos corações, Jesus diz a cada um: “Coragem: Abre o coração ao meu amor. Você sentirá o consolo de Deus, que te sustenta". Papa Francisco.
 
OREMOS: Por todos os CUIDADORES e VOLUNTÁRIOS que têm feito seu trabalho por amor aos semelhantes.
 
DIRIGENTE: Agora, novamente, é da oração que devemos nos alimentar. Do amor de Deus, que transborda e nos preenche, da esperança que nasce da fé. Do carinho supremo de Nossa Senhora, que nos acolhe e por nós intercede.
 
ORAÇÃO FINAL
 
Oração à Virgem Maria
 
Arca Santa e Imaculada, tão Pura e Cheia de Graça, sede a nossa Salvação, neste perigo de desgraças. Eis a Mãe de Deus Humanado, que por nós expirou na Cruz. Que pedireis, ó Senhora, que Vos negue o Bom Jesus? Advogada Celeste, nesta pobre humanidade, Perdão, Senhora, alcançai-nos, da Divina Majestade. Dissipai a cruel peste, Poderosa Intercessora, como a cabeça esmagastes, da serpente enganadora. A natureza, Senhora, ao Vosso Filho obedece e o Vosso Filho que a rege, não resiste à Vossa prece.
 
Amém!

santa teresinha