Palavra do Pároco

Novena de PENTECOSTES - 3° Dia

Novena de PENTECOSTES - 3° Dia

NOVENA DE PENTECOSTES 

 
ABERTURA PARA TODOS OS DIAS 
 
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis... 
 
Oração inicial (Para todos os dias) 
 
Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna! 
 
Amém, Aleluia!
 
TERCEIRO DIA DA NOVENA
 
AMAI-VOS MUTUAMENTE COM AFEIÇÃO TERNA E FRATERNAL (Rm 2,16) 
 
CANTO: 
 
DIRIGENTE: Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a mais um dia de preparação para a grande festa de Pentecostes. Hoje, movidos pelo Espírito Santo e em união com toda a Igreja no Brasil, oramos pela unidade de todos os cristãos. A semana de Pentecostes é também, em todo o hemisfério sul, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Unimos nosso coração ao Coração de Jesus, suplicando ao Pai: “Que todos sejam um! ” (Jo 17, 21). 
 
TODOS: Senhor, sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que todos os que crêem em Teu nome possam compartilhar todos os dons que recebemos de Ti. Contudo, desejamos orar hoje para sermos melhores instrumentos da unidade que o senhor nos alcançou, ao abrir os Seus braços na Cruz. Faz de nós que promovemos a paz, em nossas famílias, paróquias e com os cristãos de outras comunidades. 
 
LEITOR 1: Cinquenta dias depois da Ressurreição, o espírito Santo se derramou como uma chuva sobre os discípulos, reunidos em Jerusalém. Foi um vento impetuoso que soprou do alto, foi um incêndio de entusiasmo e de amor, que inflamou a Igreja nascente, foi um dilúvio que encharcou a terra.
 
TODOS: Espírito do Deus vivo, desce sobre mim: funde-me, forja-me, enche-me. Espírito do Deus vivo, desce sobre mim. 
 
LEITOR 2: A partir de então, a comunidade cristã começou a encontrar-se para partilhar a Palavra lida e pregada, da oração das celebrações litúrgicas e da fraternidade3. (cf. At2,42) A união começou a ser uma marca da Igreja; o amor, uma característica dos fiéis (Ef1, 5; 5.2), que nos convida aa conservar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. (cf. Ef 4,3)
 
TODOS: Espírito que pairavas no princípio sobre o deserto e as trevas deste mundo e em harmonia mudavas o barro e o caos, inspirando vida ao homem no profundo. Vem, e o nosso deserto faz florescer, rezas Tu em nós, transforma-nos no Filho, para a tua glória dispõe a nossa alma, faz que acolhamos o Pai e seu conselho. Ajuda-nos neste tempo de Pandemia, e inflama-nos o Teu Espírito. 
 
CANTO: 
 
DIRIGENTE: Por meio do apóstolo Paulo, é o próprio Espírito Santo quem nos adverte acerca de atitudes que ferem a unidade e a concórdia: espírito de partido; vanglória; considerar-se superior aos outros; buscar os próprios interesses. Nenhum de nós é imune ao veneno da discórdia, da beligerância, do desprezo pelo outro. O Espírito Santo, que pacientemente nos ensina a reconhecer o que em nós ainda deve ser purificado pelo fogo do amor divino, deseja nos precaver sobre essas coisas, que ferem o respeito e o amor entre os irmãos. 
 
TODOS: Espírito Santo de Deus, que conheces o íntimo do meu ser, ajuda-me a reconhecer quando eu for movido por algum desses sentimentos. É meu profundo desejo ser um instrumento de concórdia, apontando sempre para Cristo, em amor. Ajuda-me a conhecer e submeter meu modo de ser aos Teus impulsos, que me pacificam e fazem de mim um construtor da paz.
 
LEITOR 2: Terminemos hoje nosso encontro, orando com as palavras que a Igreja mesma utiliza ao rezar pela unidade de todos os cristãos, principalmente neste tempo de Pandemia, onde muitos se encontram em Isolamento Social:
 
TODOS: Ó Deus, manifestai em nós a fecundidade do vosso amor, e removei, pela força do vosso Espírito, a divisão dos cristãos, para que vossa Igreja apareça mais claramente como um sinal erguido entre as nações, e o mundo, iluminado pelo vosso Espírito, creia no Cristo que enviastes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
 
DIRIGENTE: Oremos hoje em especial por aqueles que saem todos os dias de suas casas, muitas vezes com medo ou por necessitardes profissionais. Ou também aqueles que chamamos de “CORRENTE DO BEM”. Como os vizinhos que se dispõem a fazer compras para que os idosos não saiam de casa. Também empresas, que ajudam como podem, mesmo em tempos economicamente imprevisíveis – seja com a doação de produtos, como álcool gel e alimentos, e serviços até mesmo a alimentação para os CAMINHONEIROS e MOTORISTAS, FORÇAS DE SEGURANÇA, para que não falte alimento na mesa das famílias ou mesmo nos hospitais. 
 
ORAÇÃO FINAL 
 
TODOS: ´´O Deus, fonte de vida e princípio do bem viver. Neste momento de sofrimentos e dificuldades, inspira-nos palavras e ações, para confortar as pessoas vítimas dos males que atingem a nossa Terra. Iluminai os pesquisadores, cientistas e técnicos, para que descubram caminhos de cura e superação de tantas enfermidades. Despertai, Senhor, por vossa graça e misericórdia, uma nova humanidade, em meio a tantas graves tribulações, resplandecendo “ um novo céu e uma nova terra”. 
 
Imaculada Conceição de Maria 
– Rogai por nós!
Nossa Senhora da Saúde 
– Rogai por nós! 
Nossa Senhora da Esperança 
- Rogai por nós! 
São José 
– Rogai por nós! 
São Camilo 
– Rogai por nós! 
Santa Dulce dos Pobres 
– Rogai por nós!
 
CANTO:

santa teresinha