Palavra do Pároco

Novena de PENTECOSTES - 2° Dia

Novena de PENTECOSTES - 2° Dia

NOVENA DE PENTECOSTES

ABERTURA PARA TODOS OS DIAS

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis...

Oração inicial (Para todos os dias)

Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna!
Amém, Aleluia!

SEGUNDO DIA

“A VIDA NO ESPÍRITO NOS TORNA LIVRES PARA CAMINHAR". (PAPA Francisco)

CANTO:

DIRIGENTE: Caminhar é, desde o começo de seu pontificado, a palavra mais frequentemente usada por Papa Francisco. “Tudo é graça”, poderíamos dizer que para o papa, “Tudo é caminhar”, no sentido de que gesto do cristão deve ser uma via que leva, passo a passo, cada vez, mais perto de Deus e do nosso próximo, a própria imagem da Igreja que vem, a partir de suas próprias paredes internas e externas, para atender o povo de Deus e do mundo.

TODOS: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: do seu interior manarão rios de água viva.” (Jo 7,37-38)

LEITOR 1: O derramamento do amor no coração dos fiéis pelo Espírito é fruto do transbordar de amor que caracteriza a natureza de Deus. Santa Terezinha nos ensina que “Amar é dar tudo, e dar a si mesmo”.

TODOS: Ó Divino Espírito Santo, que desdeste com a abundância das Tuas luzes e dos Teus dons sobre a primeira comunidade, reunida no dia de Pentecostes, nos ensina a partilhar o seu Amor.

LEITOR 2: A palavra derramar inspira-nos a comtemplar o trasbordamento do amor de Deus sobre nossos corações e a que confiar nos rumos que o Rio de água Viva, que é o Espírito Santo, dará para nossa nova vida em Cristo. Contudo, essa mesma palavra ainda nos indica algo sobre o caráter da Terceira Pessoa.

TODOS: Ó Espírito Santo, a Tua graça revigore a nossa vontade e torne-a capaz de amar, como Tu nos amastes primeiro.

LEITOR:1 Papa Francisco nos questiona? “Qual é o primeiro dom do Espírito Santo? O dom de si mesmo, que é amor e faz com que nos apaixonemos por Jesus”. Conhecemos o amor que Deus tem por nós não por meio de uma teoria, mas porque Ele mesmo, por Seu Espírito, se derrama em nós, se oferece a nós.

TODOS: Senhor Jesus Cristo, desejamos corresponder ao grande mandamento missionário: “IDE”! Foi para obedecê-lo que nos deste o Espírito Santo. Pedimos perdão, como cristãos e como comunidade, pelas vezes em que nos deixamos vencer pelo desânimo ou pelo comodismo.

LEITOR:2 Neste tempo de pandemia, pensemos em todos os que cuidam e fazem os hospitais, funcionar – (Funcionários da limpeza, cozinheiros, atendentes etc.)
Hoje renovamos nosso propósito de sermos instrumentos nas Tuas mãos Senhor. Que se cumpra em nós o grande propósito de Pentecostes: cristãos cheios do Espírito Santo, incendiando o mundo com o poder transformador do amor aos irmãos e da Palavra de Deus!

CANTO:

DIRIGENTE: Tempos de provação podem se tornar oportunidade para um novo revestimento do poder do Espírito. Assim foi na igreja primitiva, assim pode ser conosco ainda hoje. Vamos agora nos unir a Nossa Senhora, mais uma vez em oração.

ORAÇÃO FINAL

TODOS: Mãe do Perpétuo Socorro
Com a maior confiança, chegamos à sua santa Imagem para implorar sua intercessão. Pensamos em ti, Mãe, ao pé da cruz. Seu coração deve ter sangrado ao ver a agonia de seu filho. Mas sua alegria foi grande quando ele ressuscitou dos mortos, Vitorioso sobre o poder do mal. Mãe das Dores, rogai por nós neste tempo de provação. Ajude-nos a não desanimar. Interceda por pessoas com coronavírus. Conforte as pessoas que se encontram vulneráveis e ansiosas. Protege os profissionais de saúde que colocam suas vidas em risco. Inspire nossos líderes a tomar boas decisões. Mude nossos corações para que possamos agir com responsabilidade. Ensina-nos a confiar em Deus, que é amor e misericórdia, para que possamos compartilhar contigo, a alegria de ter enfrentado bravamente todos os desafios da vida.

Amém!

santa teresinha