Palavra do Pároco

Novena de PENTECOSTES - 1° DIA

Novena de PENTECOSTES - 1° DIA

NOVENA DE PENTECOSTES 

 
ABERTURA PARA TODOS OS DIAS 
 
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis...
 
Oração inicial (Para todos os dias)
 
Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz;  Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna! 
Amém, Aleluia!
 
PRIMEIRO DIA
 
"EU ROGAREI AO PAI, E ELE VOS DARÁ OUTRO PARÁCLITO, PARA QUE FIQUE ETERNAMENTE CONVOSCO” (JO 14,16)
 
MOMENTO INICIAL: CANTO
 
DIRIGENTE: “No meio deste isolamento que nos faz padecer a limitação de afetos e encontros e experimentar a falta de tantas coisas, ouçamos mais uma vez o anúncio que nos salva: Ele ressuscitou e vive ao nosso lado. Da sua cruz, o Senhor desafia-nos a encontrar a vida que nos espera, a olhar para aqueles que nos reclamam, a reforçar, reconhecer e incentivar a graça que mora em nós. Não apaguemos a mecha que ainda fumega (cf. Is 42, 3), que nunca adoece, e deixemos que reacenda a esperança. ” (Papa Francisco 27/3/2020)
 
LEITOR 1: Amados (as) irmãos (as), obedientes ao pedido de Jesus, também nós permaneçamos unidos, esperando uma renovada unção do Espírito Santo sobre nós e sobre toda a Igreja. Nossa única e grande intenção hoje é essa: que se cumpra a Promessa do Pai e que todos sejam cheios do Espírito Santo! Oremos por aqueles que a escrever os acontecimentos decisivos da nossa história: médicos, enfermeiros e enfermeiras, trabalhadores dos supermercados, pessoal da limpeza, curadores, transportadores, forças policiais, voluntários, sacerdotes, religiosas e muitos – mas muitos – outros que compreenderam que ninguém se salva sozinho. Crendo que o Senhor cumprirá o que nos prometeu, rezemos juntos: 
 
TODOS: “ Pai celeste, consolador, Espírito da Verdade, que estás em toda a parte e enches o universo. Tesouro de graças, e que dais a vida: Vem, e habita em nós, purifica-nos de tudo aquilo que é impuro. E salva as nossas almas, ó Deus de bondade. ”
 
LEITOR 2: O Espírito Santo, o consolador, é amigo fiel que habita em nós. Com Ele jamais estaremos sozinhos, pois Ele ficará eternamente conosco. Com Deus jamais estaremos desamparados, pois Ele permanecerá conosco, estará em nós e nos protegerá contra os adversários com palavras de sabedoria, à qual ninguém pode resistir ou contradizer.
 
TODOS:  Senhor, inunda-me com tua paz – a mesma paz que prometeste e selaste com o derramamento do teu Espírito.
 
LEITOR 1: O Espírito Santo o consolador, seria enviado para ensinar toda a verdade e nos fazer lembrar do que Jesus havia ensinado. Ele não somente apresenta a verdade sobre Cristo, mas traz a própria presença de cristo. Dessa maneira, tanto o Pai quanto o Filho fazem morada no coração daquele que crê (Jo 14,23). Assim a única forma pela qual podemos permanecer em Cristo é por meio do Espírito.
 
TODOS: Vem Espírito Santo, sopra sobre estes teus filhos amados como soprastes sobre os apóstolos e expulsastes deles o medo enchendo-os com a tua paz!
 
LEITOR 2: Pelo Espírito, somos livres, pois onde Ele está aí há liberdade (II Cor 3,17). Por Ele, o amor de Deus é derramado em nós, pois o Amor foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado (cf Rm5,5). Enfim, por Ele nos tronamos filhos de Deus, pois todos os que são conduzidos pelo Paráclito são filhos do Senhor. O Espírito mesmo dá testemunha ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. (Rm 8, 14.16). 
 
DIRIGENTE: Irmãos, nesse primeiro dia da novena de Pentecostes, peçamos insistentemente que o Espírito de Deus venha sobre nós, mais uma vez. Que Ele nos dê um “espírito decidido”, uma fé perseverante, uma união sincera. Rezemos:
 
D: Vem, Espírito Santo, Todos: Inunda-nos! 
D: Espírito do Pai, Todos: vivifica-nos!
D: Espírito do Filho, Todos: Salva-nos!
D: Amor eterno Todos: Abrasa-nos!
D: Com Teu fogo Todos: Inflama-nos!
D: Com Tua luz, Todos: Ilumina-nos!
D: Fonte viva, Todos: Dessedenta-nos!
D: De nossos pecados, Todos: Purifica-nos!
D: Por tua unção, Todos: Robustece-nos!
D: Com Teu consolo, Todos: Recria-nos!
D: Com Tua graça, Todos: Guia-nos!
D: Com Teus santos anjos, Todos: Protege-nos!
D: Não consintais, Todos: Que jamais nos separemos de Vós.
D: As nossas orações, Todos: Atendei. 
 
DIRIGENTE: Terminemos nossa novena, suplicando ao Pai Celestial por toda a Igreja, e por toda a humanidade tão sofrida. Que o Espírito Santo estenda o Seu Reino de amor por toda a face da terra.
 
CANTO:
 
Oremos pelos: MÉDICOS, ENFERMEIROS, TÉCNICOS DA SAÚDE.
 
ORAÇÃO FINAL
 
Senhor Jesus, Médico dos médicos, que curastes com amor os enfermos, e nunca deixastes de acolher a todos, vinde em nosso socorro, neste momento em que o medo nos aprisiona. Libertai-nos do mal da pandemia, que avança sobre o nosso Brasil e todo o mundo. Acreditamos, Senhor, que tudo pode ser mudado pela força da oração. Olhai por todos aqueles que estão infectados com o coronavírus. Acolhei junto a Ti as almas de tantas vítimas desse vírus em todo o mundo, e libertai do medo os que se encontram catalogados como casos suspeitos. Concedei-nos a sabedoria para seguirmos as orientações necessárias neste momento em que caminhamos lado a lado com o medo do contágio. Amado Jesus, que não nos faltará a fé nem o discernimento para nos prevenirmos contra o mal que, rapidamente, tende a crescer a cada dia. Auxiliai com Tua graça os profissionais da área da saúde, para que descubram a vacina contra o coronavírus.
Dai-nos Tua mão e concedei-nos a paz diante desta tempestade que nos rouba a serenidade. Em Ti confiamos, e em Teu Sagrado Coração nos refugiamos neste momento em que o mundo clama por Tua infinita misericórdia.
 
Assim seja!
 
(Pe. Flávio Sobreiro)
 

santa teresinha