Rezar pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas

Por: Henrique Cavalheiro

“A messe é abundante, mas os operários, pouco numerosos; pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe.” (Mt 9, 38)

Uma analogia muito utilizada na Sagrada Escritura é a do povo como ovelhas ao redor do seu pastor. O pastor que por vezes é o próprio Cristo e outras são os que falam em seu nome e assim apascentam seu rebanho. No Evangelho de São Mateus, Jesus observa a multidão e é tomado de compaixão por perceber um povo cansado e abatido, sem saber a direção a seguir, como ovelhas sem pastor, que logo adoecem, ficam com fome, perdidas e desanimadas.

Como resposta, Jesus apresenta a ‘messe’ como abundante, ou seja, variados frutos que precisam ser colhidos para não se perderem. Para tal é necessário operários para executar este trabalho. No mês das vocações é preciso que a Paróquia Santa Teresinha retome uma ardente súplica para que O Dono da messe nunca permita que faltem santas vocações dispostas a servir ao Reino como sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados e consagradas.

Atendendo ao pedido de Jesus, que a comunidade nunca se esqueça de rezar pelos jovens que se sentem chamados à vida sacerdotal ou religiosa. Meninos e meninas que querem dar suas vidas pelas ovelhas, para que nunca lhes falte pastor. Seja no carisma caritativo, contemplativo, ministerial ou acadêmico.

Este é o convite: conversar com a juventude sobre o plano de Deus para suas vidas; apresentar as diversas ordens, congregações e comunidades religiosas que a Igreja possui; encorajar os que se sentem convidados; nunca pesar negativamente esta decisão de amor por Deus com fatores meramente humanos. E o primordial, rezar pelas vocações, seja nas adorações, reuniões, famílias, terços e individualmente, pedindo ao Bom Deus que envie dignos ministros e corajosos consagrados e consagradas para o serviço de Deus.

E você jovem que se sente vocacionado a entregar sua vida a Deus, converse com os padres e irmãs e não tenha medo de dizer seu sim a Cristo.