Palavra do Pároco

São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina

23 de setembro - São Pio de Pietrelcina

 

São Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina na Itália. Desde pequeno, costumava fazer penitências e mortificações, e passava horas recolhido em oração. Com dezesseis anos, entrou no seminário e no dia 27 de janeiro de 1907 fez os votos solenes, mudando o nome de batismo, que era Francisco, para Frei Pio de Pietrelcina. Recebeu os estigmas visíveis no coro da Igreja no dia 20 de setembro de 1918, enquanto rezava a “Liturgia das Horas”. Dois fatos importantes: o sangue que saía de suas chagas não coagulava e tinha um suave odor. As chagas de suas mãos e pés mediam dois centímetros, sendo visíveis pelos dois lados. E a do peito media sete centímetros de comprimento e cinco de largura e se assemelhava a uma cruz virada. Por esta razão, usava sempre luvas e seu peito sempre era envolto por uma faixa.

“Cada Santa Missa, participada com devoção, produz em nossas almas efeitos maravilhosos, abundantes graças espirituais e materiais que, nós mesmos, não sabemos… É mais fácil que exista a terra sem o sol que sem o santo sacrifício da Missa” (São Padre Pio).

Ele pedia: “Ame Nossa Senhora e deixe que ela guie seus passos, que Ela cuide de seu coração. Reze sempre o rosário. O demônio não gosta quando fazemos esta oração, pois por meio dela Maria triunfa e chegamos mais perto de Jesus”.

Padre Pio também tinha grande devoção pelos santos e em particular por São Miguel Arcanjo. Deixou escrito que via o anjo da guarda dele e o de outras pessoas. Ele faleceu no dia 23 de setembro de 1968.

Que, a exemplo deste santo, possamos ter uma profunda contrição de nossos pecados, um amor imenso pela Eucaristia e por Nossa Senhora e contemos com a proteção de nosso anjo da guarda.

 

São Padre Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

 

 

santa teresinha