Palavra do Pároco

São Luís Guanella

São Luís Guanella

É Páscoa de 1915. Luís aproveita as festividades para falar a seus filhos sobre a infinita Misericórdia de Deus, pede orações para que os homens abandonem a loucura da guerra.

 
No dia 23 de abril de 1915 reúne o conselho Geral da Congregação. Na ocasião, diz aos padres “sinto aproximar os dias do meu fim neste mundo e quero deixar a vocês como herança a confiança na Providência”. Neste ano apressa-se em visitar todas as obras guanellianas. No dia 24 de outubro de 1915 padre Luís Guanella deixa este mundo. Ele sempre quis ser de Deus para nunca deixar de ser dos pobres. Ele abriu caminhos. Acendeu luzes. Foi mãos que abençoaram. Enfim, ele foi de todos e todo de Deus por amor!
 
Quarenta e nove anos depois, a 25 de outubro de 1964, o sumo Pontífice Paulo VI, na Basílica de São Pedro, o proclama solenemente Bem-aventurado. O corpo do Bem-aventurado Luís Guanella foi colocado numa urna de cristal, sobre um altar do seu santuário dedicado ao Sagrado coração de Jesus, em Como.
 
As obras Guanellianas se multiplicaram na Itália, Suíça, Estados Unidos e outras foram fundadas: na América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai, também na Espanha, no México, no Canadá, na Índia, na África, e em Israel. Cumpres-se as palavras do Pe. Guanella: 
 
“Todo mundo é pátria vossa”.
 
São Luís Guanella, rogai por nós!

santa teresinha