MISSA SOLENE - CENTENÁRIO DA CANONIZAÇÃO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS | 17 DE MAIO DE 2025
Santa Teresinha: preparação para os 100 anos de canonização da padroeira das missões
Em abril e maio deste ano, a Igreja celebra duas datas muito especiais para os devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face: no dia 29 de abril, recordamos os 103 anos de sua beatificação, e no próximo 17 de maio, celebramos o centenário de sua canonização.
Santa Teresinha é, sem dúvida, uma das santas mais amadas e acessíveis da Igreja. Sua simplicidade, sua ousadia espiritual e seu profundo amor por Jesus conquistaram o coração de milhares de fiéis ao redor do mundo — e continuam a inspirar gerações que buscam a santidade, mesmo em meio à fragilidade.
Ela foi canonizada, pelo Papa Pio XI , em 17 de maio de 1925, apenas dois após ser beatificada.
Pessoas de todo o mundo dão testemunhos de curas e feitos de Santa Teresinha, mas alguns deles a levaram aos altares da Igreja Católica. Veja:
1- Cura de uma menina deficiente visual
Uma menina de 4 anos, chamada Reine Fauquet, sofria de uma cegueira considerada incurável de acordo com a medicina. Certo dia, ela foi até o túmulo de Teresinha e após a visita recuperou a visão. O milagre ocorreu no ano de 1908 e foi o primeiro a levar a abertura do processo de reconhecimento das virtudes de Teresinha, tornando-a venerável.
2- Cura de um seminarista
Um jovem seminarista, Charles Anne, de Lisieux, cidade onde Teresinha faleceu na França, tinha tuberculose pulmonar e já esperava pela morte, depois de um diagnóstico desfavorável de um médico. Ao que decidiu rezar duas novenas de Santa Teresinha e ficou imediatamente recuperado. Esse teria sido o milagre escolhido para a beatificação de Teresa, em 29 de abril de 1923.
3- Cura de uma religiosa
Já um dos milagres que permitiram que ela passasse da beatificação para a canonização foi também uma cura. Gabrielle Trimusi era uma jovem italiana e tinha 23 anos de idade quando ingressou na Congregação das Pobres Filhas do Sagrado Coração. Nessa época, ela já havia um problema no joelho que foi intensificado com o passar dos anos. Chegou a ter a sua espinha dorsal afetada, mas após rezar a novena de Santa Teresinha, no último dia a dor e complicações tinham acabado.
4- Cura de Maria Pellemans
Outro milagre que contribuiu para a canonização de Santa Teresinha foi realizado em 1919 quando Maria Pellemans, de origem belga, sofria de problemas no estômago e intestino. Ela teria ido à Lourdes pedir a cura, mas apenas um ano depois, em uma peregrinação para Lisieux, após um momento de oração no tumulo de Teresa, Maria recebeu imediatamente a cura.
Fonte: Aleteia