Festa de Santa Teresinha revela a beleza da Misericórdia Divina

“Como a bondade e o amor misericordioso de Jesus são pouco conhecidos!”
A paróquia ficou repleta de devotos de Santa Teresinha dos dias 22 de setembro a 1º de outubro deste ano. A novena, que abordou a relação de Santa Teresinha e a Misericórdia Divina, passeou pelas obras de misericórdia corporais e espirituais, além de trechos dos manuscritos da santa francesa. Diversos padres e bispos presidiram as celebrações, o que enriqueceu o tema com a experiência e abordagem de cada um deles.
Na abertura da novena de preparação para a festa da padroeira, dia 22 de setembro, Dom Fernando Guimarães, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, apresentou aos presentes toda a sua devoção e simpatia pela santa que é a mais jovem entre as doutoras da Igreja. Com um afeto particular pela padroeira da comunidade do Cruzeiro Novo, o bispo usou paramentos feitos pelas monjas carmelitas do mesmo convento onde morou Santa Teresinha na França e uma cruz peitoral episcopal que contêm a única relíquia do crânio da Santa fora de Lisieux, na França.
Nos dias seguintes, os convidados retrataram as obras de misericórdia e como bem praticá-las, tudo sempre embasado nos escritos da Mimosa Flor do Carmelo. As celebrações terminavam com o carinho dos fiéis que depositavam centenas de rosas aos pés do altar da santa. Dom Augusto da Rocha, bispo emérito da Diocese de Floriano, surpreendeu a todos com sua homilia sobre a simplicidade de Deus e o caminho mais curto para o céu, que é a humildade e o abandono, assim como fez Teresinha. “O principal passo para a santidade é o ‘querer’. Por meio dele, vamos nos esforçar para conquistar as outras virtudes necessárias”, afirmou o bispo emérito.
A Paróquia teve um dia movimentado na festa litúrgica de Santa Teresinha. Ao longo de todo o dia 1º de outubro, centenas de pessoas passaram na comunidade para homenagear, rezar e agradecer os milagres da Santinha das Rosas. As três missas do dia estavam cheias de fiéis emocionados e tocados pela história e espiritualidade da padroeira. A principal celebração foi a das 19h presidida por Dom Valdir Mamede, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. No término da eucaristia houve a abertura das comemorações dos 120 anos de morte de Santa Teresinha que se estenderá até outubro de 2017. Como um marco físico deste momento, foi abençoado, solenemente, um quadro de Jesus Misericordioso vindo da Polônia e que agora está disponível para a veneração de todos na entrada da capela do santíssimo.
A esperança desta festa foi a de que todos que estiveram na paróquia possam demonstrar ao mundo o rosto misericordioso do Pai. Que o exemplo de Santa Teresinha inspire a todos na construção de uma sociedade mais preocupada com o sofrimento do outro.