Palavra do Pároco

Confissões

Confissões

Quando estamos com o coração pesado e endurecido, precisamos que Deus nos dê um novo coração! Que tenhamos sempre um desejo imenso de conversão, afinal, antes de qualquer coisa, ela é uma obra da graça Divina que reconduz nosso coração a Ele!

Não é fácil a caminhada, andarmos nos caminhos do Senhor é uma luta árdua e diária, mas, se nos abrirmos ao Seu agir, Ele nos dá a força necessária de começar de novo.

Quando descobrimos a grandeza do amor de Deus passamos a ter horror ao pecado e nos incomoda vivermos nele, começamos a ter medo de ofender O Senhor, de nos separarmos dEle.

Cristo instituiu o sacramento da penitência para todos os membros pecadores de Sua Igreja, antes de tudo, para aqueles que, depois do batismo, cometeram pecado grave e, com isso, perderam a graça batismal e feriram a comunhão eclesial. É a eles que o sacramento da penitência oferece uma nova possibilidade de se converter e recobrar a graça da justificação (CIC, 1446).

Comete-se um pecado grave quando, mesmo conhecendo a lei de Deus, pratica-se uma ação voluntariamente contra as normas prescritas nos dez mandamentos (cf. CIC 1857-1861).

O pecado mortal destrói a caridade no coração do homem por uma infração grave da lei de Deus; desvia-O de Deus, que é seu fim último e sua bem-aventurança, preferindo um bem inferior.

O pecado mortal, atacando em nós o princípio vital que é a caridade, exige uma nova iniciativa da misericórdia de Deus e uma conversão do coração, que se realiza normalmente no sacramento da reconciliação (CIC 1855, 1856).

Aquele que tem consciência de ter cometido um pecado mortal não deve receber a sagrada comunhão, mesmo que esteja profundamente contrito, sem receber previamente a absolvição sacramental, a menos que tenha um motivo grave para comungar e lhe seja impossível chegar a um confessor (cf. CDC, 916; cf. CIC, 1457).

Procurai o Senhor enquanto é possível encontrá-Lo, chamai por Ele, agora que está perto. Que o malvado abandone o mau caminho, que o perverso mude seus planos, cada um se volte para o Senhor, que vai ter compaixão, pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são os meus – oráculo do Senhor. (Is 55,6-8).

Durante todo o ano devemos ter essa consciência de estarmos em estado de graça, fazendo a todo instante a vontade do Senhor e seguindo os Seus mandamentos, mas, o tempo em que nos encontramos hoje é ainda mais importante refletirmos acerca de nossas ações, estamos em um tempo de conversão!!!

Na certeza dessa verdade, que possamos nos preparar para esse período de graça em nossas vidas e tenhamos um coração contrito e voltado para o amor!!!

santa teresinha