Aprenda a fazer a Lectio Divina - Na Bíblia encontramos Deus

Por: Romilda Dutra

Cremos em tudo que está contido na Palavra de Deus, escrita ou transmitida e que a Igreja propõe a crer como divinamente revelada. O mês de setembro, Mês da Bíblia, é mais um motivo de renovação em nossa vida cristã, nossa ação missionária. A Bíblia é a presença de Deus no meio de nós, ela faz-nos ouvi-lo e a Ele nos conduz, alcançando-nos o conhecimento do seu amor.

Abertos à ação do Espírito Santo, a Bíblia nos fará não só ter um conhecimento teórico da Palavra, mas também experimentar o amor de Deus. Um dos caminhos mais diretos para se reconhecer esse amor é a leitura da Sagrada Escritura, principalmente dos evangelhos, que narram o plano da salvação na pessoa de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. Dos meios para se descobrir a palavra de Deus como caminho do encontro com Jesus destaca-se a leitura orante da Bíblia.

A Lectio Divina se desenvolve em quatro passos: A leitura do texto, a meditação, a oração e a contemplação. O primeiro passo é a observação da passagem. Começa-se pela escolha de um trecho da Bíblia. Na apreciação do que foi lido, procura-se penetrar em seu espírito e compreender o seu sentido. Segundo passo é a meditação do que foi lido. Na reflexão, perguntamos: “O que diz este capítulo ou este versículo para mim hoje? O que Deus quer dizer por meio desta palavra? ” Trata-se de atualizar a narrativa, trazendo-a para a realidade da atualidade e da vida. Terceiro passo é rezar. Aliás, a oração deve estar presente desde o início da leitura orante. Será uma prece de louvor e de súplica a Deus que ama seus filhos. Quarto passo é a contemplação. Os três primeiros passos conduzem-nos à contemplação de Deus, pondo-nos diante Dele e experimentando o mistério de seu amor.

Este método da Lectio Divina nos prepara para anunciar a Palavra de Deus a toda criatura. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Nova a toda humanidade”. (Mc 16,15)