Liturgia Diária

Semana Santa - Segunda

Semana Santa - Segunda

Semana Maior: segunda, terça e quarta-feira santas

 
Liturgicamente, estes dias da Semana Maior são momentos importantes da Quaresma. Seu conteúdo bíblico-litúrgico está orientado para a preparação ‘imediata’ do Tríduo Pascal. Nestes primeiros dias da Semana Maior, fazemos grandes celebrações lembrando a prisão de Jesus, o Encontro d’Ele com Sua Mãe e as dores d’Ela.
 
Nesses três dias, Jesus e Seus discípulos estavam preparando-se para celebrar a Páscoa, festa principal dos judeus. Porém, o Senhor sabia muito bem que eram os últimos dias de Sua vida. A Páscoa Judaica iria se converter na Páscoa de Jesus, Sua passagem da morte para a vida. Então, estes dias recebem o qualificativo de “santos”, porque a Misericórdia de Deus se manifesta de uma maneira muito especial.
 
Segunda-feira Santa
 
Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Está cada vez mais próximo o desenlace da crise. “Ela guardava este perfume para a minha sepultura” (cf. João 12,7); Jesus já havia anunciado que Sua hora havia chegado.
A primeira leitura é a do servo sofredor: “Olha o meu servo, sobre quem pus o meu Espírito”, disse Deus por meio de Isaías. A Igreja vê um paralelismo total entre o servo de Javé cantado pelo profeta Isaías e Cristo. O Salmo é o 26: “Um canto de confiança”.
 
Fonte: Canção Nova

santa teresinha