Liturgia Diária

NOSSA SENHORA DO CARMO

NOSSA SENHORA DO CARMO

São Simão era um dos mais piedosos carmelitas que vivia na Inglaterra. Vendo a Ordem dos Carmelitas ser perseguida até estar prestes a ser eliminada da face da terra, ele sofria muito e pedia socorro a Nossa Senhora do Carmo. Até hoje os carmelitas usam a oração que ele fazia: 


Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar.


Então Maria Santíssima, rodeada de anjos, apareceu para São Simão, entregou-lhe o Escapulário e lhe disse: 


Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno. 


A partir desse milagre, o escapulário passou a fazer parte do hábito dos carmelitas, a Ordem do Carmelo começou a florescer na Europa e em vários lugares do mundo, permanecendo firme até os dias de hoje. Escapulário, vem do latim, escápula, e significa armadura, proteção. O uso do escapulário é um sinal de confiança em Nossa Senhora do Carmo. A pessoa que o usa, é coberta com a proteção e as graças da Virgem Do Carmo. Segundo o Concilio Vaticano II é um Sacramental, um sinal sagrado, obtendo efeitos de proteção da Igreja Católica. É uma realidade visível que nos conduz a Deus. Santa Tereza d’Ávila dizia que “portar o escapulário, era estar vestida com o hábito de Nossa Senhora”.


Assim como Maria fez, que independente da situação, possamos confiar e fazer a vontade de Deus. E, por sua intercessão, Jesus possa realizar o milagre que a tanto tempo esperamos, e essa água seja transformada em vinho, um vinho novo, repleto de amor, pois é isso que O Senhor espera de nós, que sejamos canais do Seu Amor e assim a graça acontecerá. Mesmo sem entendermos nada, que apenas queiramos ser obedientes. Que a exemplo dela possamos dizer um verdadeiro SIM, confiantes que Ele sabe de todas às coisas! Independente das circunstâncias ao redor, digamos: Eis aqui a serva, o servo do Senhor, faça-se em mim, segundo a Sua Palavra. 

Que Nossa Senhora do Carmo nos proteja e livre de todo o mal.



santa teresinha