Liturgia Diária

Liturgia da Semana Santa

Hoje, dia 6 de abril, quinta-feira Santa, a Igreja Católica celebra a Missa dos Santos Óleos, que também é chamada de Missa da Unidade, pois, constrói um forte momento de comunhão eclesial e expressa a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo e também Missa do Crisma, visto que foram consagrados a Cristo, os bispos e sacerdotes, e por esse motivo, na ordenação, eles recebem a unção do Espírito Santo por meio do óleo do Crisma. Todos eles, pela ordenação sacerdotal, se tornam participantes do único sacerdócio de Cristo.
Os óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, são abençoados nesta celebração. No dia da ordenação são feitas promessas sacerdotais, que se renovam neste dia também.
Os Óleos são três, do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.
O do Crisma é uma mistura de óleo e bálsamo, que significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar esse perfume por onde passar, o perfume que vem de Cristo. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir aqueles que são escolhidos por Deus, aqueles que irão trabalhar no anúncio de sua Palavra. Já o Óleo dos Catecúmenos, de cor vermelha, é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. Já o Óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.