Artigos

Você sabe quais são os símbolos da Páscoa e seus significados?

Você sabe quais são os símbolos da Páscoa e seus significados?
Você sabe quais são os símbolos da Páscoa e seus significados?
 
Quando celebramos a Páscoa, renascemos com Jesus Cristo, nós passamos das trevas, de uma vida velha, para a verdadeira vida com Ele, afinal, vencemos o pecado, derrotamos a morte! Quando colocamos o coelho nesse processo é para nos chamar atenção de que o cristão precisa ser como o coelho: fecundo em amor, santidade, perseverança, confiança... Cheios de virtudes. Ao nos reunirmos com nossa família e familiares, nos acendemos a vela para que se iluminem com a Luz do Espírito Santo, a Luz de nossa fé!!! E essa fé deve renascer no seio de nossa família e amigos constantemente e com isso pedirmos ao Senhor que derrame em nossos corações a graça de vivermos o verdadeiro sentido dos símbolos pascais em nossa vida.
 
O domingo que antecede a Paixão de Cristo é o Domingo de Ramos, a partir dele damos início a Semana Santa. Neste dia recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém, vivendo essa ocasião com folhas e balançando, com muita fé e alegria, gritando "Hosana ao Filho de Davi". Recebemos Jesus, comemoramos a sua chegada no meio de nós.
 
O Círio Pascal nos representa Jesus Cristo, Sua Vitória Gloriosa, Sua Ressurreição. Nele ficam gravadas as letras Alfa e Ômega, onde nos mostra que Deus é o princípio e o fim. Também ficam gravados no Círio Pascal os algarismos do ano.
 
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com a vida. Simboliza a Ressurreição.
 
No tempo da Antiga Aliança, era sacrificado um cordeiro. Já no Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.
 
Durante todo o Domingo de Páscoa, os sinos das Igrejas Católicas tocam em festa para celebrarmos a Ressurreição de Jesus Cristo. Os sinos são um anúncio da Vitória de Cristo sobre a morte e de esperança para todos nós cristãos.
 
O Coelho: Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da Igreja, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da Graça da Ressurreição.
 
O pão e o vinho são representados pelo trigo e pela uva na Santa Missa. Eles têm um grande significado com a Santíssima Trindade, afinal, traduzem o Símbolo Pascal.
 
Jesus é o grande Peixe e nós os peixinhos dEle. Como o peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo e na vida divina, trazidas a nós pela água do batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.
 
 
Que assim como Cristo vai Ressuscitar, possamos nós, com Ele ressuscitar também!!!

santa teresinha