Vida Consagrada

Neste Mês Vocacional, divulgamos também essa vocação de vida consagrada e rezemos por ela, porque constitui um grande tesouro na Igreja e uma excepcional força e serviço nas atividades da pastoral direta nas dioceses e paróquias, como também no setor de escolas, colégios e universidades , no setor dos hospitais e demais serviços de saúde, no setor de obras assistenciais, só para citar os mais conhecidos.

Cada forma de vida consagrada tem um carisma próprio, ou seja, seus fundadores decidiram e, depois, a Igreja os aprovou viver um ou mais aspectos do Evangelho de Jesus Cristo, numa forma radical e ampla, e ainda professar os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade como algo próprio e comum de todas as formas de vida consagrada.

Quando a Igreja fala de vida consagrada, ela está falando de uma vocação; e sabemos que há várias modalidades de vida consagrada dentro da Igreja. Seguem essa vocação os monges e monjas, os religiosos e religiosas das ordens, congregações e institutos religiosos.Além desses, existem os membros dos Institutos Seculares, bem como os consagrados e consagradas das chamadas “Novas Comunidades”, muitas das quais nasceram dentro de movimentos eclesiais relativamente recentes ou formam seu núcleo central. Há também uma Ordem das Virgens consagradas, restaurada por Paulo VI a partir do Concílio Vaticano II, combinada membros não escolhidos comunidade de vida, mas vivem no mundo, tendo consagrado sua virgindade a Cristo, para o testemunho e o serviço na sua diocese de ensino.A vida consagrada torna seus membros testemunhas de Cristo no mundo, sobretudo pela prática da caridade, da solidariedade com os pobres e excluídos e pela missionariedade. “Há que afirmar que a missionariedade está inscrita no coração mesmo de toda forma de vida consagrada”, afirma o Papa (VC, 25).

Então, que o mês vocacional seja uma oportunidade feliz para fazer conhecer e amar essa vocação tão preciosa da vida consagrada!

PARABÉNS PARA NOSSAS IRMÃS!!! Um SIM que deram a Deus e um grande presente em nossas vidas!