Utilizar celular dentro da igreja?

Não é preciso uma pesquisa muito profunda para se constatar as dispersões causadas pelos aparelhos celulares na igreja. Sabe-se que existem pontos positivos no uso das novas tecnologias para o aprimoramento da espiritualidade, seja para acompanhar a liturgia, para fazer orações ou até mesmo ler a Sagrada Escritura com o auxílio de aplicativos. Porém é preciso combater toda a distração que estes meios podem causar no diálogo com Deus e na participação ativa durante os ritos religiosos, além de ser um ato de zelo e consideração com os irmãos que querem participar efetivamente da celebração.

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil da CNBB diz: “Com a evolução das tecnologias de amplificação de imagem e som, as igrejas são beneficiadas com os aparatos técnicos que contribuem para maior visibilidade, compreensão e participação da Celebração Eucarística. Cuide-se, no entanto, que eles não ocupem o centro da relevância e da atenção em relação à Palavra e ao rito sacramental, e não criem ambiente de dispersão e de distração. Antes, colaborem para que os fiéis participem de forma ativa e reflexiva das celebrações eucarísticas”.

Por isso, a comunidade Santa Teresinha pede com muita caridade que ao entrar na igreja os celulares sejam desligados ou permaneçam no modo silencioso seja durante as missas ou mesmo com o templo vazio. Além de aconselhar os que quiserem ter maior aproveitamento das celebrações que não utilizem estes aparelhos durante os ritos litúrgicos.