Artigos

UM SOPRO DE VIDA NO ESPÍRITO

UM SOPRO DE VIDA NO ESPÍRITO

Pe. Valdemar Alves Pereira

Estimados amigos e irmãos, paroquianos e leitores do nosso informativo. Estamos no mês da Bíblia, Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. Essa mesma Palavra deve ser lida, entendida, interpretada e vivida a luz desse mesmo Espírito.  Cinquenta dias depois da Páscoa, o Consolador desceu sobre a comunidade dos discípulos "assíduos e concordes na oração" reunidos "com Maria, a mãe de Jesus" e com os doze Apóstolos (cf. At. 1,14; 2,1). Portanto podemos dizer que a Igreja teve o seu solene início com a descida do Paráclito. Com Ele, a Igreja pode dizer como Jeremias: “Quando encontrei tuas Palavras alimentei-me, Senhor! Elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do meu Coração” ( Jr 15, 16)!
 A Igreja, segundo 1Pd 2,5, somos nós. Ele confirma isso quando diz: “também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual”. Somos pedras vivas porque somos templos do Espírito Santo. É Ele que nos dá sabedoria para vivermos de forma simples, alegre e ordenada. Sem o Espírito Santo tudo vira um caos. Santo Irineu de Lion, falando contra as heresias dizia: “a alma está entre as duas coisas: ora segue o Espírito e, Graças a Ele, voa; ora obedece a carne, e cai nos desejos terrenos”. (CANTALAMESSA, O Sopro do Espírito, 4Ed, P. 109).
 No início, a criação era um caos, mas quando Deus soprou o Espírito sobre o universo do caos, ele se transformou no cosmos, que significa beleza. A Igreja também, em alguns períodos da história, experimentou o caos. Porém, o Espírito de Deus que a conduz, retirou-a do caos para a ordem, das trevas para luz.
Nós também, cada pessoa, individualmente, somos um universo. E como tal também experimentamos o caos, e muitos já passaram por isso, e sabemos, que se faltar a sabedoria, a força e a graça do Espírito Santo nesse momento sucumbimos no abismo e nas trevas. Mas o Espírito de Deus mora em nós, está a nossa disposição. São Paulo na 2Tm 1,6, “nos convida a reavivar o Dom de Deus que está em cada um de nós”. E nessa força renovada em nosso coração, também nós passaremos do caos pessoal para um cosmo organizado e sereno.
 O Espírito nos transforma em homens e mulheres novos, porque Ele foi enviado para isso, para gerar vida nova em todas as pessoas. Pedro, de homem medroso, desanimado, decepcionado e frio, agora, cheio do Espírito de pentecostes, se transforma num instrumento eficaz de Deus, e faz o primeiro anuncio do Cristo Vivo, Ressuscitado.
 Nem todos sentiram ou sentem a força do Espírito, mas ele nunca cessou a sua ação na história e na Igreja. O sopro do Espírito vem sobre Adão na criação e ele se torna um ser vivo; vem sobre a Virgem Maria, na encarnação, e nela ganha vida o redentor; vem sobre Jesus na ressurreição, e o torna um Espírito que dá a vida; vem sobre os apóstolos em Pentecostes, e nasce a Igreja; vem sobre a água no batismo, e o homem renasce para a nova vida; vem sobre o pão e o vinho, na eucaristia, e eles se transformam no Corpo e Sangue de Cristo; vem diariamente sobre nós, e nos enche de zelo, ardor e entusiasmo na missão; virá ainda sobre nós no fim dos tempos, e dará vida aos nossos corpos mortais (Op. Cit. P. 107).
 
FONTE: CANTALAMESSA, Raniero, O Canto do Espírito, Ed. Vozes, 4 Edição, Petrópolis, RJ, 2009.

 

santa teresinha