​Símbolos do Natal

Coroa do Advento
É o primeiro anúncio do Natal, Começa a aparecer no início do advento, quatro semanas antes da festa. A coroa, como o próprio nome indica, é uma guirlanda verde, sinal de esperança e vida, em forma de círculo, sem início e sem fim, simboliza a eternidade. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz Eterna.

Árvore de Natal
É o símbolo da vida, por isso nós a enfeitamos para receber a verdadeira vida: O Cristo. Por ser o pinheiro uma árvore que resiste até mesmo o forte inverno europeu, representa a força de Jesus. Renovando nossa esperança.

Presépio
São Francisco de Assis em 1223 para sentir mais profundamente a mensagem do Natal, idealizou o presépio, ou seja, a cena do ambiente onde Jesus nasceu. Faz-nos penetrar em ensinamentos que constituem a doutrina do Salvador: pobreza, simplicidade, humildade, fé, docilidade e propõem uma contemplação profunda das virtudes cristãs.

Estrela
Na boa nova do nascimento de Jesus, os evangelistas narram que apareceu no céu uma estrela. Os magos, que vieram do Oriente à procura do menino, foram guiados por esta estrela até Belém. Cristo é nossa estrela, que aponta o caminho de nossa vida, e quanto mais nos aproximamos da sua luz, nós também seremos estrela para que outros possam encontrar o caminho de Deus.

Sinos
No Natal queremos anunciar que estamos felizes com o fato do Filho de Deus se fazer homem e estar entre nós, e queremos comunicar a todos esta alegria. Os sinos lançam mensagens no ar.

Bolas Coloridas
Significam os frutos da árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe, são as boas ações daqueles que vivem no amor. As bolas coloridas deixam o pinheiro lindo e nos dão alegria, assim, nossos dons e boas ações nos deixam felizes e belos porque vivemos a proposta de Deus para nós.

Presentes de Natal
Assim como fez Deus, que nos deu o maior dos presentes, que foi seu Filho, Jesus. Nós queremos retribuir, e como Nosso Senhor vive em nosso irmão, concluímos que dando presentes uns aos outros, os homens, é como se estivéssemos dando a Ele próprio.

Ceia de Natal
É o momento em que a família se reúne para conservar a vida material com o alimento. Momento de celebração que nos lembra de que o Filho de Deus nasceu e estamos o festejando. Lembra-nos também de outra ceia, onde Jesus se deu a nós como alimento para ficar conosco, por meio da eucaristia.

Velas de natal
Simbolizam a presença de cristo como luz do mundo. Quando acendemos velas no Natal, queremos dizer que nós também seremos luz para os nossos irmãos.