“Quem encontrar Maria, encontrará a Vida [Jesus Cristo]”. (São Luís Maria Grignion de Montfort)
São Luís nasceu em 1973, na França, e desde cedo foi sucitado em seu coração o desejo em ser sacerdote.
São Luís Grignion de Montfort depois que recebeu o sacramento do Crisma, acrescentou Maria ao seu nome, sempre teve grande devoção a Virgem Maria, e continuou com ela por toda sua vida.
Se tornou um padre com um carisma forte na evangelização. Comunicou ao povo, através de suas missões populares, o Santo Evangelho, ensinava como viver em Jesus e levava a todos o conhecimento sobre Maria. Homem de oração, amava os doentes, os pobres, um verdadeiro missionário, muito zeloso na evangelização, um pregador ungido pelo Espírito Santo. Levava sempre a Bíblia, o crucifixo e o rosário, que resumem sua experiência espiritual e a sua mensagem: conhecer e amar a Virgem Maria para conhecer e amar o Cristo.
Praticava sacrifícios pela salvação das almas e a maior penitência que ele viveu foi aceitar as inúmeras perseguições que o maligno derramou sobre sua vida. Foi tão forte que ele foi até Roma e pediu ao Papa permissão para sair da França, mas não lhe foi concedido o pedido. Mas, pela força do Espírito e com a intercessão de Maria de quem sempre teve grande devoção, amor e respeito, ela que nunca o abandonou e ele tinha convicção desse colo de Mãe, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia do Senhor.
São Luís morreu em 1716. Foi ele quem escreveu o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, que ainda hoje influencia a vida de tantos filhos de Maria. Influenciou, inclusive, o saudoso Papa João Paulo II que adotou como lema o Totus Tuus, Mariae, isto é, “Sou todo teu, ó Maria”.
Oração
“Senhor, hoje são milhares os cristãos que se consagraram a Virgem Maria pelo ‘tratado’. Que meu coração se desperte, cada vez mais, para ser um escravo da Virgem Maria. Amém.”
São Luís Maria de Montfort, rogai por nós!