Artigos

São José de Anchieta (9 de junho)

São José de Anchieta (9 de junho)

9 de junho - São José de Anchieta, apóstolo do Brasil e modelo de evangelização | Sexta-feira

José de Anchieta nasceu na Espanha, nas Ilhas Canárias, mudou para Portugal com quatorze anos para estudar letras e filosofia na Universidade de Coimbra. Foi, então, em Portugal, o local onde ele teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.
Com 17 anos, ele fez o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus, diante de uma imagem de Nossa Senhora. Ele se tornou jesuíta em 1551, onde fez um noviciado exigente e, mesmo com a saúde frágil, fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência em 1553.
Anchieta foi o responsável pela fundação da cidade de São Paulo em 1554 e pela primeira evangelização do Brasil. Enfrentou muitos perigos de vida, diversas ameaças de morte dos índios canibais antropófagos, naufrágios, fome, sede, animais ferozes... Ele deu a sua vida pelos índios, realizou inúmeros milagres, prodígios extraordinários e aqui morreu depois de 44 anos de trabalho ininterrupto. Por isso, foi proclamado o "Patrono dos Catequistas".
Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta morreu em 9 de junho de 1597, foi beatificado, em 22 de junho de 1980, pelo Papa João Paulo II; e, no dia 3 de abril de 2014, foi declarado santo por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco.
São José de Anchieta, Rogai por nós!
 

santa teresinha