João Evangelista costumava dizer: “Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros”! Ele foi o mais jovem dos apóstolos e que se destaca como o “discípulo amado de Jesus”. Foi quem acolheu a Virgem Maria em sua casa e é padroeiro dos teólogos e escritores. Hoje, dia 27 de dezembro, é celebrada a sua festa!!!
Seu nome significa: “Deus é misericordioso”. Filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André; nasceu em Betsaida e ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos. Era o discípulo que Jesus Amava!!!
Foi ele que na Santa Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito de Jesus e que se encontrava ao pé da Cruz ao lado de Nossa Senhora e Jesus lhe disse: “Filho, eis aí a tua mãe”; e olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19,26s).
Na trasfiguração, foi São João Evangelista, juntamente com Pedro e Tiago, que estava lá. João é sempre o homem da elevação espiritual, mas não era fantasioso e delicado, tanto que Jesus chamou a ele e a seu irmão Tiago de Boanerges, que significa “filho do trovão”.
São João Evangelista morreu quase centenário. Foi no fim do primeiro século ou, quando muito, nos princípios do segundo, em tempo de Trajano (98-117 dC). Três são as obras saídas da sua pena incluídas no cânone do Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e as três cartas que têm o seu nome.
Oração:
“O amor foi amado por ti porque tu experimentaste tão grande sentimento de preenchimento e júbilo, vós vos deixastes amar. Ensinai aos corações mais endurecidos essas sabedoria de deixar-se amar por Deus, deixar-se cuidar por ele para que possamos amar aqueles que mais necessitam. Amém!”
São João Evangelista, rogai por nós!