Artigos

Santa Maria Goretti

Santa Maria Goretti

Santa Maria Goretti nasceu no centro da Itália, no ano de 1890, em Corinaldo. Hoje, 06 de julho, a Igreja, em festa, celebra ela, uma moça virgem que se tornou mártir. Na época ela encantou com sua trajetória e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de verdadeiro sim a Deus e não ao pecado.

Depois da morte de seu pai ela e sua família foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alessandro.

Ele tentou seduzí-la várias vezes, mas, por ser muito temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: “Não, Deus não quer, isso é pecado!”

E isso aconteceu várias vezes, até que uma vez foi um grande não e a resposta de Alessandro foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade na confidência à sua mãe: “Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”.

O martírio dela, uma menina de apenas 12 anos, fez com que o rapaz se convertesse. Ele foi preso e depois que saiu da cadeia, ele esteve, na praça São Pedro com mais 400 mil pessoas, na sua canonização, ao lado da mãe dela, que também deu a ele o perdão.

Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso reina na glória com Cristo.

No dia 27 de abril de 1947, por Papa Pio Xll, foi celebrada a sua beatificação e no dia 24 de junho de 1950, o mesmo celebrou a canonização da Santa.

Santa Maria Goretti é a Santa da castidade, da juventude, das vítimas de estupro, da pureza de coração e do perdão. Os lírios representam pureza, por isso em sua representação ela os segura em suas mãos e em sinal de sua virgindade está usando vestes brancas.


Santa Maria Goretti, rogai por nós!

santa teresinha