Artigos

Quaresma e a celebração Pascal - Palavra do Pároco

Quaresma e a celebração Pascal - Palavra do Pároco

Estamos vivendo um dos retiros mais fortes e exigentes da nossa fé. Os exercícios da quaresma, do jejum, da oração e da esmola. A participação em todos os momentos do dia com um esforço e uma opção de vida digna de filhos que querem responder ao grande amor de Deus Pai. Ao corrigir nossos vícios e nosso egoísmo percebemos a celebração festiva que nos espera.

Entrar em nosso interior para avaliar nossa participação de colaborar e contribuir com o nosso planeta, a casa de todos os humanos e as criaturas. Queremos fazer parte, integrando o nosso ser com o dos nossos semelhantes para retribuir com bens dignos para todos. Com a força da oração e a palavra do evangelho, nos dispomos a favorecer um ambiente de crescimento para a vida e a sua abundancia. Jesus nos diz: Eu vim para que todos tenham vida e a vida plena.

Renovemos nosso espírito de unidade e de comunhão com a trindade que em sua santidade se abre para levar aos homens e as mulheres de boa vontade o seu Reino. 

A plenitude desta graça nós vamos experimentar com a Semana Santa. São dias privilegiados de graça e repletos de caminhos para nos purificar, doar e entregar nossa vida aos desígnios de Deus Pai. A celebração do tríduo pascal nos desafia a abandonar nosso individualismo, consumismo e indiferenças, porque são modelos já vividos durante os dias do ano. Deixar essas atitudes e comportamentos. Participar na santa liturgia. Ela nos educa a deixar a matéria e nos unir mos ao espírito a exemplo de Jesus Cristo. “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus.”

Santa Páscoa, Santa Semana festiva do Senhor Ressuscitado.

 

Pe. Geraldo Ascari

santa teresinha