Dezembro nos lembra o ano chegando ao fim. No campo civil é verdade. No campo religioso e de fé, com o advento, iniciamos um tempo de espera e de preparação para a chegada do santo natal. Todos os anos nós somos convidados a preparar a chegada de Jesus. Ele vem cada dia nas pessoas e nos acontecimentos para nos conduzir a vivência da santidade e a construção do Reino de Deus. Os irmãos vivem juntos sob a orientação da Vontade de Deus.
Nossos encontros, nossas festas e celebrações são o jeito de praticarmos juntos nossa fé, confiança, e certeza que Deus está a nos guiar e santificar com as suas graças. Com sua Palavra e com seu Pão fortalece nossa caminhada até sua chegada. O Senhor vai chegar. Ele está próximo.
Na escuta da Palavra de Deus somos iluminados para realizar a nossa resposta ao seu amor. Amor que gera entre nós a certeza de andarmos com benevolência e caridade. A misericórdia que aproveitamos no curso do Ano Litúrgico de Lucas, nos aliviou das culpas e nos preparou para o ano de Mateus. As promessas feitas por Deus ao seu povo vêm agora e em todos os dias são realizadas. A antiga aliança, prometida a Moisés, é agora concretizada em Jesus, o Emanuel, Deus conosco.
A nossa vida e a nossa comunidade são desafiadas a proclamar a Boa-Nova do Reino. Este exercício é o exemplo, o testemunho da oração familiar, a oração dos féis e a oração dos que confiam em Deus.
No advento sempre surgem seduções, provações e ofertas que nos alienam da realidade, desconversam sobre nosso ser perseverante e fiel a nossa fé. Ficai atentos, prestai atenção e não vos deixeis enganar. O Senhor, o Salvador vai chegar sem grandes barulhos e surpresas. Ele é a criança que vem para nos libertar.
Santo Natal, abençoadas festas de família.
Santo Ano Novo e muita prosperidade.
Padre Geraldo Ascari