Artigos

Palavra do Pároco - Lembremos das Vocações

Palavra do Pároco - Lembremos das Vocações

A vocação sempre aparece como chamado de Deus e a resposta do ser humano. Todos homens e mulheres são chamados, convidados e convocados a responderem a Deus no amor e por amor incondicional, sem impor, ou esperar nada em troca. Uma resposta doação: No Evangelho Jesus faz referência, dizendo: “Aquele que perder sua vida por mim e pelo Evangelho este a salvará”.

A vocação não é uma profissão, uma inclinação para certa obra, fazer trabalhos ou realizar serviços. A vocação é de dentro da pessoa para uma realidade onde o plano de Deus quer cuidar e zelar mais da vida. A vida do ser humano está para o mistério e o mistério chama este homem, esta mulher para um partilhar e celebrar a dignidade: ser a imagem e semelhança do próprio Deus. Levantar a autoestima.

A vocação vem realizar o processo onde a pessoa dá sentido a sua vida e sentido a vida dos outros. Querer o bem e a felicidade, a realização e a salvação dos irmãos e irmãs, ou seja, sua vida será completa no fruto que vamos seguir: O Cristo.

A vocação não para no caminho para a santidade. Não para por que aparecem perseguições ou o martírio? Ela brilha, ilumina-se, maravilha-se com as graças que Deus oferece para tanta obra boa. Rejubila-se com tantas afrontas e maldades em nome da fé. Crescer a vocação e a participação no chamado. A resposta para Deus é para todos.

Desde o dia do batismo o ingresso na família divina dá poderes, outorga direitos a viver em profundidade este dom. Na vocação sacerdotal, servidor do Reino para Deus. Na vocação consagrada, servir aos irmãos em total entrega. Na vocação familiar, dom para maternidade e paternidade, gerar a vida. Na vocação leiga, partilhar os dons no serviço para a comunidade. Na vocação ministerial que é comum para todos, ser exemplo e testemunho de doação e entrega até a morte pelos irmãos.

Seja Feliz, viva sua vocação, missão, serviço, comunhão e santidade na fé.

 

Pe. Geraldo Ascari

santa teresinha