Artigos

Os sinais pascais - Palavra do Pároco

Os sinais pascais - Palavra do Pároco

Estamos vivendo o tempo mais forte de nossa fé. Após as promessas de nosso batismo na Vigília Pascal, nos redimimos no sangue de Cristo que se fez dom para nossa salvação. 

A Semana Santa que nos preparou para a ressurreição e a vida, “Vós sois todos irmãos” da Campanha da Fraternidade 2018 agora nos convida a fazer sinais, ecos e obras que superem a violência. 

Os grandes sinais que vamos experimentar até a chegada do Espírito Santo são para nossa conversão: crer e testemunhar a vida eterna. O primeiro sinal apresentado na páscoa é o túmulo vazio. É o envio para a missão: “se dirijam à Galiléia, pois lá me vereis.” (Mt 28,10).

O 2º é a presença de todos na comunidade: professar a fé que os outros vivenciaram. Tomé é o exemplo de quem abandona a vida fraterna por outras coisas. Ele precisa voltar para receber a paz. Nós necessitamos voltar a comunidade para ganharmos a bem-aventurança dos que não viram, mas acreditam. O 3º é o sinal de passagem da morte para a vida nova no Senhor. No seio do vazio, Deus no Cristo ressuscitado caminha ao nosso lado, dando esperança. 

O 4º sinal é do Bom Pastor que doa sua vida para nos salvar. O bom Pastor do Amor. Amou-nos até o fim. O 5º sinal da ressurreição é permanecer unidos na diversidade para produzir frutos de caridade. O 6º sinal é “ser amigos”, Deus em Jesus se revela aos que amam, e se amam. “Eu vos ordeno amai-vos como eu vos amei”, doação total aos outros. 

Queridos irmãos e irmãs celebremos estes dias pascais onde Jesus Cristo nos eleva a eternidade. Santa Páscoa da ressurreição a todos e todas. A paz esteja convosco. Aleluia!

Pe. Geraldo Ascari - SdC

 

Foto: Chaves Nicolau

 

santa teresinha