Artigos

O verdadeiro Natal dos católicos

O verdadeiro Natal dos católicos

“Nasceis para dar-nos o céu como Pátria”

Com a aproximação do santo natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, é comum que as ruas, prédios, casas, shoppings e lojas estejam decorados com ricos enfeites e numerosas lâmpadas. Em meio ao pensamento que esta imagem remete pode-se pensar na distorção que essa solenidade sofreu. Qual é o verdadeiro sentido do natal? Como está o coração dos homens para essa data?

Para agradar as pessoas o comércio transformou esse momento em grandes banquetes e caros presentes, mas e o centro dessas festividades? O que Ele ganhará em sua chegada? O natal deve ser vivido pelos católicos com muita sobriedade e consciência da grandeza que é o acontecimento do nascimento do salvador. Para isso a Igreja prepara seus filhos por meio do tempo do advento para que possam compreender e sentir a profundidade do Natal do Senhor. O mesmo Cristo que outrora nasceu pobrezinho numa manjedoura em Belém quer nascer no interior dos homens de hoje.

Importa refletir o impacto que um Deus que se faz menino indefeso causa na humanidade. O esperavam em vestes douradas e ricas e Ele se fez pequeno e pobre, as grandes autoridades o aguardavam no seio de suas famílias, porém o Messias escolheu uma menina simples e virgem para ser seu primeiro sacrário. Maria Santíssima pôde assim contemplar na terra o rosto de Deus encarnado para a remissão dos pecados. Esta é a beleza do Natal, também ir ao estábulo encontrar o Deus infante repousando sereno no colo seguro de sua santa mãe.

As crianças precisam aprender de seus pais que o sentido do Natal é muito maior que presentes e férias. Um Menino nasceu para nos libertar da opressão do mundo e é por meio d’Ele que fomos redimidos. Ninguém pode ser excluído destas celebrações, o Emanuel, Deus Conosco, veio para todos e a mesma estrela que anunciava aos humildes pastores a chegada do Filho de Deus, atualmente brilha para os prediletos do Pai, todos os que sofrem e se sentem sozinhos.

 

Que o Natal seja um período de reflexão de todos os homens e mulheres de bem. Antes das ceias em cada lar o Menino Jesus seja acolhido e ganhe lugar de destaque nas celebrações. Que as novenas de Natal sejam de fato um anúncio da vinda do libertador. Chegou a hora de cantar hinos de exultação aos céus pela chegada do Deus pequenino. Que os corações estejam prontos para adorar o Senhor que vem para amar e curar de todas as misérias. 

santa teresinha