O Mundo Visto Por Uma Religiosa - Ir. Noely Chiarentin-FSMP

Nossa casa e nossa gente são as mais lindas obra do amor de Deus. Extasio-me ao contemplar o projeto, o plano maravilhoso e perfeito do criador. Entre tantas belezas, pairo diante do desabrochar da vida de qualquer espécie da natureza. Em cada fase, um verdadeiro milagre visível onde nossa passagem também pode deixar um legado maravilhoso. Infelizmente, isso está sendo deturpado pela não colaboração e pelo mau uso da liberdade do ser humano. As coisas belas e saudáveis estão desaparecendo. Somos desafiados constantemente a recriar a sã consciência a respeito disso.

Sou religiosa consagrada a Deus desde 1981 na Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência. Nosso fundador, São Luís Guanella, é um verdadeiro arauto da caridade. Sinto grande alegria em ser chamada a servir ao Senhor, pois é impossível para mim, diante de tão grande amor e ternura, não abraçar, não acolher e não me entregar a Jesus.

No encontro do amor nasce a vida pois a vida é feita do amor. Ele a move e abastece. Com sua força, energia, garra e vitalidade faz nova todas a coisas. Faz pulsar, vibrar o coração, desejando só o bem e o encontro do irmão. O amor se revela em todas as coisas, na pessoa do outro, nos sons, na beleza da flor, na natureza, na água, no fogo, na verde relva, no orvalho da manhã que nasce, no cantar dos pássaros, no murmúrio das ondas do mar e no vento a embalar. O amor está no Sol, na lua, nas estrelas, na noite que espera a aurora chegar, na terra, na chuva, na criança contemplando as cores. O amor não tem fronteiras, tudo pode, tudo crê, é maior que o infinito, mas ao mesmo tempo não precisa de espaço, não tem fronteira, supera todas as barreiras e desafia a morte. Ele é o próprio Deus. Ó insondável amor, só em pensar que sou Tua e que me amas individualmente, quero somente para Ti viver. Sim, continuarei Tua missão promovendo vida, sendo ressurreição entre os irmãos até o amor retornar e a eternidade alcançarmos.

Procuro ser um sinal do reino de Deus, da sua paixão e ressurreição, pois a vida religiosa consagrada faz parte integrante da Igreja, está em seu coração, livre para amar a todos sendo um sinal constante de existência, de vida futura e de esperança. Lembro-vos que somos seguidores de Jesus Cristo. Ele andava, pregava, ensinava e curava. Essa pressa em fazer o bem, não nos deixa esquecer a finalidade a qual fomos criados: louvar, reverenciar e servir a Deus.

Queridos leitores desta minha visão e sentimento, não tenham medo de responder aos apelos de Deus e ao seu chamado. Pois é possível, sim, ser feliz, realizar-se na vida religiosa consagrada ou sacerdotal, doada a Deus e aos irmãos. Jesus nos plenifica. O mundo nos apresenta como realização o contrário: o ter, o poder e o prazer. Tenham certeza, a paz da alma vem do cultivo da vida espiritual em Deus. Só Ele completa o ser humano. Quero partilhar com você essa minha oração feita com carinho:

“Estamos habituados a rezar as nossas alegrias ou as nossas dores, as esperanças ou os nossos desalentos. No fundo, rezamos aquilo que está manifesto, desenhado por um sorriso, por uma lágrima, assinalado por uma data. Agora, queria rezar aqueles sentimentos intermédios, aquelas vontades secretas que nos habitam, aqueles sonhos que pulsam ainda sem uma forma definida, mas que nos colocam no caminho da esperança e da escuta. Protege em nós, Senhor, a semente daquela primavera que ainda não vemos, mas cuja gestação escondida o Teu Espírito já começou.”

A você, jovem, deixo um desafio: ser capaz de ver mais longe, mais profundo. Não pare na periferia do mundo, fomos criados para o infinito de Deus. É preciso arriscar e buscar o essencial. Convido-vos a um amor maior, que é caridade, pois só o amor edifica o mundo.

Ir. Noely Chiarentin-FSMP

Se você se sente chamado(a) a vida religiosa, procure um de nossos padres ou irmãs e converse com eles sobre a sua vocação.