Por: Pe. Geraldo Ascari.
Meus irmãos e irmãs, chegamos ao mês de novembro, momento de grandes impactos em nossa fé. Lembramos nossos santos, bem-aventurados e mártires que já chegaram a Vida eterna e são os nossos indicadores neste discipulado missionário. Lembramos nossos entes queridos (falecidos) na comemoração dos fiéis defuntos. Lembramos Nossa Senhora da Divina Providência no dia 12.
Lembramos a Proclamação da República no dia 15, a Bandeira Nacional no dia 19, a consciência negra no dia 20, a festa de Cristo rei do universo no dia 26 e no mesmo dia o aniversário do Cruzeiro e no dia 30 a festa de Santo André Apóstolo. Com estas memórias estamos revivendo nossa união o mistério da fé: Morte e ressurreição de Cristo, a saudade, oração e lágrimas por parentes e amigos falecidos, reafirmando nossa esperança na vida plena por meio de preces pelas almas abandonadas ou esquecidas no purgatório.
O mistério da nossa fé está com Deus no céu, a assembleia dos santos. Na assembleia dos sofredores, o purgatório. Na assembleia terrena nós os convidamos a “participar das núpcias do Cordeiro”.
Somos felizes, os ungidos e convidados para unirmos em solidariedade. Sejamos mensageiros desta Esperança e vida para sempre.