Nossa Senhora Achiropita - Padre Armando

Conta-se que no ano de 590, em Rossano (Calábria, Itália), o eremita santo Efrém obteve de Maurício, imperador de Constantinopla, a permissão de transformar a gruta em que ele habitava em um templo dedicado a Nossa Senhora. A gruta do eremita ficou encerrada entre os muros da nova igreja.

O governador Filípico, cunhado de Maurício, determinou que se pintasse a imagem de Nossa Senhora no fundo da gruta, tendo sido escolhidos hábeis artistas de Bizâncio para esse fim; mas o que era pintado pelos artistas durante o dia desaparecia misteriosamente à noite. Filípico, desconfiado e aborrecido com o contratempo, ordenou que a gruta fosse vigiada.

Estava o guarda em seu posto durante a noite, quando viu surgir repentinamente uma senhora de rara beleza, toda resplandecente e vestida de seda alvíssima, a qual lhe pediu que se retirasse.

Na manhã seguinte, informado do extraordinário fato, Filípico dirigiu-se com outras pessoas à gruta, na qual verificaram todos, com grande admiração, estar a imagem de Maria magnificamente pintada no lugar em que os artistas desejavam pintá-la. A Virgem, em sua incomensurável condescendência, havia pintado seu próprio retrato. Eis por que a imagem tão cara aos corações dos fiéis devotos de Nossa Senhora foi denominada Achiropita, isto é, do grego “não pintada por mão humana”.

Emigrantes calabreses, vindos para São Paulo, trouxeram uma cópia fiel desta imagem, e os padres missionários da Divina Providência (Obra de D. Orione) lhe dedicaram sua igreja, construída com auxílio de muitos italianos na  rua 13 de maio - SP.

Nossa Senhora Achiropita rogai por nós!

Pe. Armando