O livro escolhido para nortear a nossa espiritualidade é o Profeta Miquéias. Tema: “Para que N’Ele nossos povos tenham vida”. O Lema: “Praticar a Justiça, amar a Misericórdia e caminhar com Deus” (Miq. 6, 8).
Neste ano da Misericórdia a Bíblia, Palavra de Deus, quer nos ensinar a praticar o bem, a amar o bem, a lutar com todas as forças para o bem e elevar a dignidade das pessoas para usufruir os dons magníficos de Deus.
Como os ressentimentos, as feridas e os traumas exercem sobre nós um domínio ante-natural veio a misericórdia de Deus para regenerar em nós esta destruição e este mal.
Praticar a justiça é antes de tudo experimentar este dom de Deus pessoalmente, profundamente em nosso ser e em nossa alma.
Nosso corpo padece e sofre, buscamos recompensas nas compras, no consumo de coisas e no descartável quando abusamos ou enojamos destes produtos. O humano não vive sem um norteador de sentido em seu existir. Para nós de fé o direcionador é Jesus Cristo para Deus. Nele e com Ele temos a vida da graça, do amor, da reconciliação, do perdão, da cura e do milagre de existir.
Todos somos ungidos para vivermos felizes e realizados. A mancha do pecado, porque somos pecadores, é a culpa que ultrapassa o perdão recebido, assim é necessário a Misericórdia para limpar e purificar, assim sendo a indulgência. Bendita hora inspiradora do Santo Padre o Papa Francisco. Queremos e desejamos esta santa reconciliação e estas graças para a nossa vida ser iluminada e testemunho autêntico do Reino de Deus.
Senhor Deus, dai-nos a graça de obtermos a Misericórdia que nos ofereceis para alcançarmos o prêmio dos amigos de Vosso Filho Senhor Jesus Cristo. Venha experimentar a Santa Misericórdia passando pela porta santa.
Pe. Geraldo Ascari.