O mês de maio deste 2017 do Ano Mariano tem motivos a mais para saudar a Mãe de Jesus e nossa. O grande evento mundial é em honra a Nossa Senhora de Fátima no dia 13, quando celebraremos o centenário das aparições na Cova da Iria, Portugal. Serão canonizados os dois pastorinhos videntes que receberam, experimentaram sua presença e realizaram o desejo da Senhora que lhes aparecia, viver em oração.
Maria Santíssima quer dizer sempre: “Fazei tudo o que Jesus vos disser.” Obedientes queremos viver um mês cheio de graça e cheio de inspiração no amor. No dia 26 celebraremos Nossa Senhora de Caravaggio que também é uma inspiração da Mãe aos sofredores e marginalizados.
Nesta mesma data, 26 de maio, daremos início a Novena de Pentecostes em nossa comunidade preparando-nos para receber o Espírito Santo prometido por Jesus. Com Cristo e sua Mãe queremos preparar-nos todos os dias em oração como no grande cenáculo, onde estavam os discípulos esperando a ordem do Mestre: “Esperai: que sereis revestidos da força do alto.” Em Maria nos inspiramos a fazer a vontade de Deus e assim praticar o que nos pede seu Filho, viver e esperar o paráclito, o Espírito Santo que vai ensinar todas as coisas, o batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Estas novidades para a vida espiritual nos ajudam no caminho da santidade, vamos praticar as virtudes do perdão e da misericórdia, são elas fontes de graças e riquezas de amor.
Que a Santíssima Virgem nos proteja, ensine e guie. Ela é a Mãe da Misericórdia.
Santo mês de maio, Santo dia das mães, com o abraço e a generosidade de Nossa Senhora de Fátima.
Pe. Geraldo Ascari