Jesus Manso e Humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

“É na Tua bondade sempre infinita que quero me perder, ó Coração de Jesus!” (Santa Teresinha)

O mês de junho é dedicado a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Este é o lugar onde todos podem encontrar refúgio e segurança certa nos momentos de sofrimento e alegria. São Luís Guanella, fundador dos “Servos da Caridade”, congregação dos padres que servem na Paróquia Santa Teresinha, tinha uma especial atenção ao Sagrado Coração de Jesus, ao ponto de querer que o ramo masculino de sua regra se chamasse “Filhos do Sagrado Coração”. No entanto, este nome já existia e mudaram para como é hoje. O Pe. Guanella escreveu, em 1884, um livrinho destinado ao “Mês do Fervor”, referindo-se a junho como o momento de celebrar o Coração do Senhor que “ferve” de amor pelos pobres e pecadores.

O Santo escreve que é por meio da humilhação sincera do coração humano que se encontra o caminho seguro para a humildade e paciência em todas as adversidades da vida. Diz ele: “Suplica ao teu Jesus, dizendo-lhe: ‘Doce Coração do meu Jesus, faz que eu te ame cada vez mais’”.

A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um, temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Esta devoção ficou forte na Igreja após as aparições de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Jesus apareceu mostrando seu Coração e disse-lhe: "Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor".

Nestas sucessivas aparições Jesus revela a jovem santa suas 12 grandes promessas aos devotos fiéis de seu amabilíssimo Coração. São elas:

1-    A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração;

2-     Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado;

3-    Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias;

4-    Eu os consolarei em todas as suas aflições;

5-    Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte;

6-    Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos;

7-    Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias;

8-    As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção;

9-    As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição;

10-  Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos;

11-  As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração;

12-   A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

Neste sentimento de amor e confiança no Coração de Jesus, que todos os membros da comunidade sintam-se atraídos por essa chama que salva e purifica o mundo. "Coração Santo, Tu reinarás; Tu nosso encanto, sempre serás! Jesus amável, Jesus piedoso, Pai amoroso, frágua de amor! Aos Teus pés venho, se Tu me deixas, sentidas queixas, humilde expor!"