Artigos

Instituição da Eucaristia

Instituição da Eucaristia
Jesus derramou seu sangue para nos dar vida!!! Celebramos nessa noite o início dessa entrega, dessa prova de amor por cada um de nós! A maior que receberemos!!! O verdadeiro amor!
A quinta-feira santa corresponde a ação de graças que nós damos pelas inúmeras dádivas que Jesus nos deixa antes de morrer, que são a Eucaristia, o Sacerdócio e o mandamento do amor.
Na noite de hoje o padre lava os pés dos discípulos, mostrando o gesto de Jesus com muita humildade, atitude concreta de um verdadeiro amor e nos pede que amemos uns aos outros como Ele nos ama.
Nesse dia é celebrada a instituição da Eucaristia. Através da Eucaristia, entramos em comunhão com Deus, com a Igreja e com nossos irmãos. A Eucaristia é o sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele institui para que fosse celebrado até o fim dos tempos.
Durante a Última Ceia que celebrou com os seus Apóstolos, Cristo a instituiu, na Quinta-feira Santa, “na noite em que ia ser entregue” (1 Cor 11,23), a Eucaristia. As palavras que Cristo pronunciou são as mesmas que o sacerdote pronuncia no momento da consagração: “Tomai todos e comei...”,“Tomai todos e bebei...”. Concluindo a consagração do pão e do vinho no seu Corpo e Sangue, Cristo diz: “Fazei isto em memória de mim”. Ele quer que esse sacrifício seja perpetuado até que Ele volte. Assim, em cada canto do mundo onde é celebrada uma Missa, Cristo se faz presente e os cristãos entram em comunhão entre eles.
Ao terminar a celebração, faz-se uma procissão para levar O Santíssimo a um lugar preparado. Estará em exposição para a adoração dos fiéis até às 14h, pois, em seguida, às 15h é a Celebração do Beijo na Cruz.
 

santa teresinha