Artigos

Eu sei em quem acreditei! - 50 Anos de Vida Religiosa da Ir. Terezinha

Eu sei em quem acreditei! - 50 Anos de Vida Religiosa da Ir. Terezinha

Ir. Terezinha comemora jubileu de ouro de Vida Consagrada.

Por: Henrique Cavalheiro

A comunidade do Cruzeiro Novo tem a alegria de festejar os 50 anos de Vida Consagrada da Ir. Terezinha. Uma história de perseverança e entrega total a Cristo e à Igreja. A religiosa nasceu em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, em 30 de dezembro de 1947. Filha de Giocondo Chiarentin e Pecucha Rosseto Chiarentin, aos 15 anos sentiu o chamado de Jesus para entrar na vida consagrada e, atendendo aos apelos do Bom Deus, deixou a família e entregou tudo que tinha ao serviço dos irmãos.  

Em 1968, fez sua primeira profissão religiosa, data que marca, em 2018, o jubileu de ouro. Sempre alerta e preocupada com os mais pobres e doentes, Ir. Terezinha trabalhou em vários locais, o que a fez conhecer diversas culturas, costumes e territórios. Desde 2010, ela serve a Paróquia Santa Teresinha com muito zelo e dedicação. A freira lembra que se encantou com o carisma Guanelliano de primeira. Assim que um padre da congregação perguntou quem queria ser irmã, ela logo se manifestou positivamente.

Quando questionada sobre as dificuldades no caminho vocacional que percorreu, ressalta que deixar a casa dos pais foi a maior delas. “Sentia muita saudade da minha família, sempre dizia: ‘Jesus, vejo uma montanha muito alta, mas com tua graça chegarei lá!’.” Das alegrias, ela destaca o dia em que fez a profissão perpétua, em 1974, na Itália. Porém, não deixa de recordar os batizados que realizou nos locais humildes em que serviu e se emociona: “Eu me alegrava pois cada vez eram mais de 14 ou 20 novos membros na grande família de Deus”.

Ao contemplar sua trajetória e tudo que passou, os olhos da freira ainda brilham e ela ressalta que nunca se arrependeu de ter dado “sim” a Cristo. “Se precisasse morrer e viver novamente, iria ser religiosa mais uma vez. Quero ser um sinal do Reino para o povo de Deus”, destaca. 

Toda a comunidade rende graças e louvores aos céus pela dádiva da vocação da Ir. Terezinha, sempre tão disposta, carinhosa e entusiasmada. Que nestes 50 anos de vida religiosa ela possa ser preenchida de saúde para continuar ajudando todos que a procuram. Como mensagem final, ela mesma diz: “Tudo o que se faz com amor é importante”. 

 

 

santa teresinha