Artigos

Encerrando ciclos e se abrindo ao recomeço

Encerrando ciclos e se abrindo ao recomeço

Por: Henrique Cavalheiro

Mais um ano encerra-se e com ele diversos traços da memória são estimulados a relembrar tudo que 2017 representou na vida de cada um. Para a Igreja foi um ano de muitas graças e celebrações. No Brasil viveu-se o Ano Nacional Mariano, festejando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba e assim o reconhecimento e amor dos fiéis pela padroeira da nação brasileira. No mundo todo recordou-se os 100 anos das aparições da Mãe de Deus em Fátima e sua mensagem de conversão e oração que mudaram a humanidade e ainda apela para que os homens voltem para Deus. 

Na Paróquia Santa Teresinha diversos foram os momentos que o coração da comunidade exultou de alegria. A Festa Junina mais uma vez foi um grande sucesso e conseguiu se transformar num episódio de confraternização e harmonia entre as pastorais e todos que estiveram presentes. Os 100 anos do Padre Armando Brédice foi uma ocasião de grande júbilo, evento para agradecer e louvar a Deus pelo sacerdote que fez e faz parte da trajetória de tantos que estiveram nas comemorações de seu aniversário. A novena da padroeira fez com que os devotos de Santa Teresinha experimentassem todo o amor que ela tinha pela Santíssima Virgem.  

Encerram-se os ciclos e é hora de recomeçar outros. Para 2018 a Igreja no Brasil convida os católicos a pensarem a importância do trabalho e envolvimento dos leigos no serviço de Deus. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato, que se encerra no dia 25 de novembro de 2018, foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14). “Que Deus abençoe a todos que já estão empenhados na realização deste Ano do Laicato. Que ele possa produzir muitos frutos pela participação de tanta gente e, acima de tudo, pela graça de Deus”, rogou o arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha.

A Campanha da Fraternidade também terá uma grande relevância pois tratará de uma problemática, que tanto assombra e perturba os cidadãos brasileiros, que é a violência. Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018 colocará em evidência iniciativas que promovam a cultura da paz, da reconciliação e da justiça. O lema é inspirado no Evangelho de São Mateus: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). 

Aproveitando que será ano eleitoral em todo território brasileiro, que todos os homens de boa vontade sejam iluminados e inspirados pelo Espírito Santo em suas escolhas e que Maria, Rainha da Paz, acompanhe o futuro do Brasil, livre da corrupção e preocupado principalmente pelo pobre e por aqueles que são oprimidos e sofredores. 

 

 

santa teresinha