Campanha da Fraternidade 2018 propõe a superação da violência no Brasil.
Por: Henrique Cavalheiro
Diante de um preocupante cenário no Brasil e no mundo, profundamente violento e amargurado pelas amarras da ganancia, pela falta de oportunidades, pela dor da fome e do abandono. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta para a Campanha da Fraternidade 2018 o tema: Fraternidade e superação da Violência. O lema, inspirado no evangelho de São Mateus, “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23, 8), recorda aos homens que para o Senhor não há distinção entre pessoas e que todos são filhos de um mesmo Pai.
Quando a violência assola uma comunidade, um país ou um continente, são irmãos contra irmãos. O que fere ainda mais o plano de Deus na terra. Se vive um delicado momento da história. Notícias quase que diárias de violações de direitos humanos, mulheres espancadas dentro de suas casas, estupros, crianças exploradas, jovens entregues ao mundo do crime e tomados pelas drogas, negros ainda vítimas de racismo, e diversos outros segmentos e esferas da sociedade encurralados pelo medo e pela dor.
O cartaz da CF2018 traz a pluralidade do povo brasileiro, todos de mãos dadas, unidos na superação da violência. Este tema propõe, que se pode sim, construir uma sociedade de paz e harmonia. Basta que todos se reconheçam como semelhantes e construam um Brasil livre do ódio e da divisão. Para aprofundar-se ainda mais no tema indica-se a leitura do Texto Base à venda nas livrarias católicas (inclusive na loja de artigos religiosos da paróquia).