O Distrito Federal passa por uma grave crise hídrica e como bons católicos, também somos responsáveis pelo bom uso deste recurso tão importante para a vida. A Pascom traz dicas de como utilizar de forma racional a água em sua casa:
- Verificar se existem vazamentos de água nos encanamentos ou torneiras pingando
Feche todas as torneiras, interrompendo o consumo de água. Se os indicadores do hidrômetro continuarem girando, você está com vazamento em casa. Uma torneira apenas gotejando, desperdiça 48 litros por dia.
- Fechar a torneira durante as atividades rotineiras
Não deixe a água correndo enquanto estiver realizando as suas atividades rotineiras. Ao escovar os dentes com a torneira aberta continuamente você gastará 18 litros de água. Abrindo e fechando a torneira o gasto cai para 2 litros de água.
- Durante o banho
Desligue o chuveiro ao se ensaboar e diminua o tempo embaixo da ducha. O banho ideal é de 5 minutos, o que equivale a 30 litros de água.
- Na hora de lavar a louça
O ideal é limpar bem os restos de comida dos pratos, talheres e panelas a seco (esponja ou papel) e jogar os resíduos no lixo. Depois deixe a torneira fechada enquanto ensaboa e use a água corrente só na hora de enxaguar. Uma torneira aberta continuamente gasta 240 litros de água. Abrindo e fechando, o gasto é de 70 litros de água.
- Lavagem de roupas sujas
Planeje as lavagens. Utilize a máquina de lavar com menos frequência, acumulando roupas sujas para, só então, quando estiver completamente cheia ligá-la.
- Lavagem do carro
Evite lavar o carro em períodos de escassez, mas se for realmente necessário a limpeza, use um balde com água e panos ao invés de uma mangueira.
- Uso do vaso sanitário
Escolha vaso sanitário com descarga de caixa acoplada, pois gasta bem menos água que as de válvulas na parede.
- Reutilizar a água sempre que possível
Fonte: Caesb