VOCAÇÃO: DEUS CHAMA E ENVIA

Por: Pe. Valdemar Alves Pereira

Queridos paroquianos e leitores do nosso informativo!  Estamos em agosto, mês vocacional. É tempo de empenharmos no despertar, na promoção e no incentivo às vocações. “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe” (Mt 9, 36-38). Com essa chamada Jesus nos responsabiliza nesse trabalho de promoção e animação vocacional.

A vocação dos discípulos nasce, precisamente, no diálogo íntimo de Jesus com o Pai. As vocações são fruto de um contacto constante com o Deus vivo e de uma oração insistente que se eleva ao Dono da messe.

“Vem e segue-Me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19). É Jesus quem chama, mas quer contar conosco. Ele nos diz: “Ide, pois, fazer discípulos de todas as nações, e não tenham medo, estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).

A proposta, que Jesus faz às pessoas ao dizer-lhes “Segue-Me”, na verdade está querendo dizer, vocês são os continuadores do meu projeto! Mas é preciso segui-lo no amor, pois só quem ama é livre suficiente para dar um sim definitivo. O amor é que nos faz crer que, mesmo nas limitações, dificuldades e fraquezas, Deus nos escolhe, nos ama e conta conosco. “O sinal pelo qual todos vos hão de reconhecer como meus discípulos é esse: terdes amor uns para com os outros” (Jo 13, 35).

Não temas em dizer sim. É Deus quem chama e diz: tu és meu, eu te tomei pela mão, não temas, eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou o teu Deus!

Portanto a mensagem que eu deixo para os jovens é a mesma que, na ensolarada manhã de 24 de abril de 2005, em que inaugurava seu pontificado, o Papa Bento XVI, diante da Praça de São Pedro abarrotada de peregrinos de diversos lugares do mundo, dirigiu de modo especial aos jovens, dizendo: “eu gostaria de dizer com toda força e convicção, partindo da experiência de uma longa vida pessoal, queridos jovens: não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, Ele dá tudo “.