Artigos

Depressão: vamos falar sobre isso!

Depressão: vamos falar sobre isso!

Uma das grandes lições que Santa Teresinha ensinou em relação à Santíssima Virgem é o seu amor e profunda busca na imitação das santas virtudes da Rainha do Céu. Quando ainda era uma criança, encontrou-se profundamente enferma, com um sofrimento físico e mental que lhe fez repousar em uma cama por longos e dolorosos dias. Esta depressão, fruto da separação de sua mãe, que morrerá anos antes, e depois da ida de sua irmã mais velha ao Carmelo, fez com a pequena Teresinha entrasse em um quadro de solidão e profundo abalo psicológico. 

Acompanhando a tristeza da filha, o Sr. Luís Martin, pai de Teresinha, pediu que se rezasse missas em honra a Nossa Senhora das Vitórias e colocasse a imagem que a família tinha de Nossa Senhora ao lado do leito da enferma. Enquanto uma de suas irmãs rezava com muito fervor para que a Mãe de Deus curasse sua irmãzinha, Teresinha viu a imagem ficar muito bela e que Maria Santíssima expressava uma grande alegria, no mesmo instante se sentiu completamente restabelecida de suas forças e exclamou: “Oh! pensei comigo, a Santíssima Virgem sorriu para mim, como sou feliz”. Assim no seio da família Martin nascia a devoção a Nossa Senhora do Sorriso que hoje está espalhada em toda a Igreja como auxílio aos irmãos que sofrem da depressão e outros males psicossomáticos. 

Muitos admiram-se que a estátua da Virgem do Sorriso não expresse de forma evidente um riso, pois foi por meio de um milagre e de uma revelação interior que a imagem sorriu para Teresinha, e é assim que ela continua fazendo a todos que sofrem destes males psicológicos e que a ela recorrem. 

A depressão é reconhecida como a principal doença do século XXI. Esse mal não é fraqueza ou manha, mas dor e sofrimento e precisa ser acompanhado por todos que estão próximos da pessoa deprimida, além de ser supervisionado por profissionais qualificados. Informe-se, pesquise sobre a doença e nunca reduza a importância desse quadro. Se você está com depressão, ansiedade ou outros transtornos, não se desespere. Procure ajuda e reze para Nossa Senhora do Sorriso. Você não está sozinho!

Por: Henrique Cavalheiro

santa teresinha